Viana do Alentejo vai a elaborar e publicar a Carta Arqueológica do concelho

Dois projectos de Viana do Alentejo na área do património foram apoiados pela UE. A valorização do património material e imaterial do concelho de Viana do Alentejo é o objectivo de dois projectos do município, financiados por fundos comunitários, através do Programa de Desenvolvimento Rural (Proder), revelou nesta quinta-feira a câmara.

Segundo a câmara municipal, o Proder vai financiar a 60% as iniciativas “Valorização do Património no Concelho de Viana do Alentejo” e “Valorização das Artes Tradicionais no Concelho de Viana do Alentejo”, num investimento global na ordem dos 70 mil euros. O presidente do município, Bernardino Bengalinha Pinto, explicou à agência Lusa que a primeira candidatura envolve a elaboração, edição e publicação da Carta Patrimonial, isto é, da Carta Arqueológica.

“Pretendemos identificar e fazer o levantamento de todo o património existente”, não só para “contribuir para a valorização e promoção turística do território”, como também para orientar “intervenções e estratégias futuras”, disse.

Esta acção, que deverá ainda originar uma exposição, vai possibilitar “o conhecimento de todos os vestígios existentes e do seu estado de conservação”, referiu a autarquia. Desta forma, frisou, será possível estabelecer prioridades no que respeita às “necessidades de intervenção com vista à sua preservação e recuperação”.

Quanto à outra candidatura, acrescentou o autarca, o objectivo é valorizar a arte chocalheira de Alcáçovas e a olaria do concelho, as principais actividades tradicionais locais.

O projecto vai apoiar a publicação de duas obras: “Os Chocalhos e a sua relevância na Vila de Alcáçovas”, de André Correia, e “Verde Barro: Olaria de Viana do Alentejo”, de Luís Banha.

“Temos alguma insuficiência de material escrito e documental sobre vários aspectos do concelho e procuramos sempre apoiar este tipo de iniciativas”, pelo que, agora, “aproveitámos o Proder para este financiamento”, justificou o autarca.

Com a publicação das obras, a câmara quer “identificar a história, os processos, os testemunhos e as colecções, mantendo viva a memória destas actividades e permitindo a sua promoção”.

Esta candidatura integra ainda a concepção e edição de folhetos sobre os ofícios tradicionais, de forma a consciencializar as populações para a importância destas artes na história. “Estes dois projectos, no fundo, estão interligados porque estamos a investir fortemente no património, um mais edificado, outro mais imaterial, que constitui uma das mais-valias do concelho”, realçou Bengalinha Pinto.

Fonte: Lusa

Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook