A famosa Pirâmide do Sol de Teotihuacan, no México , poderá correr o risco de desmoronar

Um dos monumentos mais famosos do mundo, situado na antiga cidade mexicana de Teotihuacan, globalmente conhecida como a grande Pirâmide do Sol, pode entrar em colapso se não forem tomadas medidas, de acordo com dados dos cientistas da Universidade Autónoma do México.

FOTO: © REUTERS REUTERS/Daniel Aguilar
Um professor de Física da Universidade Autónoma do México e membro do Comité Nacional de Ciência do governo mexicano, Dr. Arturo Menchaca, diz que o edifício histórico pode entrar em colapso. O investigador explicou que a sua equipa analisou a pirâmide de Teotihuacan usando particulas de muões para analisar o interior da câmara do monumento.

Os muões são partículas subatómicas que atravessam materiais menos densos e desviam-se dos de maior densidade. Durante a sua investigação Arturo Menchaca esperava encontrar na Pirâmide do Sol algumas câmaras subterrânea que ainda não fossem conhecidas. Infelizmente, o que ele descobriu foi que a densidade da pirâmide é 20% menor em um dos lados da estrutura.

A Pirâmide do Sol não é composta por pedras como, por exemplo, os exemplares do egípcio. É um monumento construído a partir de um monte de terra qual é adossado uma fachada de pedra. De acordo com os resultados obtidos por Mechaca, a diferença de densidade entre as duas partes é devida a diferentes níveis de humidade. O físico prevê um colapso parcial em caso de não serem tomadas medidas para conter o processo de degradação atualmente em curso.

A razão deste processo de degradação parece radicar em manchas de cimento moderno que foi aplicado há décadas atrás no monumento. O cimento foi usado para restaurar algumas rachaduras da pirâmide . Parece, no entanto, que esses arranjos impediram a evaporação adequada da água que se infiltra devido às chuvas. Agora os investigadores mexicanos estão a tentar resolver o problema, antes que seja tarde.

Ler na fonte »»


Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook