Brasil: Forte dos Três Reis Magos (Rio Grande do Norte) é reaberto para visitação

A Fortaleza dos Três Reis Magos, a mais antiga construção do estado do Rio Grande do Norte, foi reaberta à visitação. Desde 2013, o prédio é administrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), depois de receber a cessão do Ministério do Planejamento.

O também chamado Forte dos Reis Magos, na cidade de Natal, já recebeu 62 mil visitantes de todos os cantos do Brasil. É a segunda maior arrecadação de monumentos históricos do País e estudos mapeiam como sendo um Patrimônio autossustentável.

Histórico

O forte, patrimônio cultural do Brasil, reconhecido e tombado pelo Iphan em 1949, está incluso nas obras do PAC Cidades Históricas. Os investimentos contemplam pesquisas históricas e arqueológicas; projeto arquitetônico de restauro e reuso, bem como projeto expográfico que está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A previsão é que as obras tenham início no segundo semestre deste ano.

Construído em pedra arenítica oriunda dos arrecifes da costa de Natal, o Forte dos Reis Magos tinha como finalidade proteger a capital ainda na época da colonização. A obra, iniciada em 1598, demorou quase 30 anos para ser concluída. A primeira modificação foi feita por neerlandeses para adequar a fortificação a suas artes bélicas, distintas das com características ibéricas.

A fortificação recebe visitantes todos os dias da semana, de 8h às 16h, tendo horário diferenciado às quartas (das 8h às 12h) e quintas-feiras (das 12 às 16h). Os ingressos custam R$ 3. Maiores de 65 anos, estudantes de escolas públicas, professores e funcionários do Ministério da Cultura têm entrada franca.

Fonte: Portal Brasil
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook