Câmara de Celorico da Beira quer estação arqueológica de S. Gens classificada

Celorico da Beira, 07 mar (Lusa) - A Câmara Municipal de Celorico da Beira anunciou hoje que está a elaborar a candidatura de classificação da estação arqueológica de S. Gens a monumento de interesse público, por representar uma mais-valia turística para o concelho.

ESTAÇÃO ARQUEOLÓGICA DE S. GENS
"Estamos a tentar que S. Gens, pela sua particularidade do período romano e medieval, e pela potencialidade que representa para o nosso concelho, seja considerada de interesse público", disse hoje à agência Lusa o vice-presidente da autarquia.

Segundo José Luís Cabral, a classificação daquele local "é sempre importante" porque garante "mais qualidade" à oferta turística concelhia.

"Toda e qualquer situação que seja de interesse público é mais procurada pelos visitantes porque sabem que têm mais garantias para aquilo que vão visitar", justificou.

O autarca lembrou que a aldeia histórica de Linhares da Beira, no seu concelho, foi classificada recentemente pela Secretaria de Estado da Cultura como conjunto de interesse público, passando a atrair "mais turistas e mais gente".

José Luís Cabral reconhece que a classificação dos monumentos "é uma espécie de certificação" da sua qualidade e aumenta o seu valor do ponto de vista turístico, daí o interesse da autarquia em obter essa distinção para a estação arqueológica de S. Gens, localizada junto ao rio Mondego, nas proximidades da vila de Celorico da Beira.

No local, existe uma enorme necrópole de sepulturas escavadas na rocha, onde já foram identificados mais de meia centena de sepulcros.

Os trabalhos arqueológicos já realizados revelaram a existência de um povoado alto medieval, "local onde vivia a comunidade que durante os séculos IX e X construiu as sepulturas escavadas na rocha", disse à Lusa o arqueólogo municipal António Marques.

"Segundo o que o registo arqueológico permitiu apurar, os habitantes deste povoado viviam no interior de um recinto fortificado, cujas defesas eram formadas por uma linha de muralha construída em pedra e reforçada em altura com uma paliçada de madeira", indicou.

O arqueólogo referiu ainda que "os romanos ou populações romanizadas ter-se-ão fixado em S. Gens em finais do século I d.C. conforme demonstram os resultados das escavações arqueológicas que colocaram a descoberto as ruínas de uma habitação desse período".

No ano de 2013, a autarquia deu continuidade aos trabalhos arqueológicos "com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a ocupação romana e alto medieval do local", e lançou duas publicações que divulgam o sítio arqueológico.

O processo de valorização e preservação da estação arqueológica de S. Gens "tem sido possível graças à perseverança da Câmara Municipal de Celorico da Beira que ao longo dos anos tem financiado a realização dos trabalhos arqueológicos", indicou António Marques.

A colaboração da Universidade Nova de Lisboa também tem sido importante para a execução dos trabalhos de escavação, concluiu.

Fonte: Lusa
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook