Câmara de Valença recupera portas de fortaleza que concorre a património da UNESCO

A Câmara de Valença anunciou hoje que vai avançar com a requalificação de uma das principais portas da fortaleza da cidade, um monumento nacional classificado que concorre a património da UNESCO.

De acordo com fonte municipal, a obra em causa vai decorrer na Porta de Santo António, atualmente "descaracterizada e com estacionamento desordenado", permitindo em simultâneo concluir a reabilitação dos três principais acessos ao interior da fortaleza.

Esta nova obra vai desenvolver-se nos fossos entre os baluartes de Santa Bárbara e Santo António e o talude das Portas do Meio, custando 120 mil euros. Prevê a criação de um novo percurso de acesso com lajeado e calçada à portuguesa, a toda a extensão da intervenção.

Esta empreitada, que será suportada em 85% por fundos comunitários, incluirá a criação de novas caixas condutoras de águas pluviais, além do arranjo urbanístico.

Trabalhos que, segundo a autarquia, cumprem as indicações da Direção Regional de Cultura do Norte, já que se trata de um monumento nacional classificado. Visam "dar outra funcionalidade a um espaço que se encontrava com estacionamento selvagem e desorganizado", apesar de ser uma das principais entradas daquela fortaleza.

A Fortaleza de Valença aguarda pelo resultado de uma candidatura apresentada pela Câmara a Património de Interesse Cultural para a Humanidade da UNESCO.

"A aposta na fortaleza passa pela sua requalificação integral com uma marca mais funcional e moderna que seja fator de atratividade para a dinamização da atividade comercial, turística e cultural e preservadora deste importante legado patrimonial", explica o município, promotor desta obra.

A Fortaleza de Valença assume particular importância pela dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos,

Durante séculos de melhoramentos e alterações à estrutura, desempenhou papel preponderante na defesa dos ataques de Espanha e chegou a receber cerca de 3.500 homens, em dois regimentos do Exército.

Segundo números revelados pela autarquia, a Fortaleza de Valença é visitada nos meses de verão por uma média diária de dez mil pessoas.

A presença militar só terminou em 1927, com a saída do último batalhão do Exército.

Fonte: Lusa
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook