Comissão Europeia e Europa Nostra distinguem dois projetos portugueses

“Rota histórica das Linhas de Torres Vedras” e programa radiofónico “Encontros com o património”, da TSF, são os dois projetos portugueses distinguidos em 2014 com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra.

Ao todo são vinte e sete os projetos europeus que vão ser galardoados com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra de 2014, pela Comissão Europeia e a organização Europa Nostra.

O Prémio distingue projetos europeus inseridos em quatro categorias – conservação, investigação, contribuição exemplar e educação, formação e sensibilização – que promovem a defesa do património cultural e natural da Europa.

De entre 160 projetos de trinta países foram distinguidos vinte e sete projetos, dos quais dois portugueses. Na área da Conservação, o projeto “Rota histórica das Linhas de Torres Vedras”, onde têm sido desenvolvidas investigações arqueológicas, remoção de vegetação e a instalação de uma série de sistemas de restauração nas três linhas militares de defesa de Torres Vedras, que estavam abandonadas há mais de 200 anos.

O Prémio distingue projetos europeus inseridos em quatro categorias – conservação, investigação, contribuição exemplar e educação, formação e sensibilização – que promovem a defesa do património cultural e natural da Europa. Estas linhas militares constituíram um sistema de defesa numa extensão de 100 quilómetros, e foram construídas entre 1809 e 1810, durante a Guerra Peninsular, sobre a supervisão de Arthur Wellesley, duque de Wellington, para defender Lisboa do ataque do General Masséna, por ordens de Napoleão.

No projeto agora distinguido as fortificações foram restauradas e construídos vários centros de interpretação ao longo das linhas, assim como, uma rota pedestre que se espera venha a atrair turistas para a região.

Na escolha deste projeto «o júri teve em consideração vários fatores: primeiro, a importância de preservar esta característica militar pelo papel que desempenhou na história de Portugal e da Europa; em segundo lugar, os grandes benefícios intercomunidades para as várias autoridades envolvidas ao longo do percurso; e em terceiro lugar, a perspetiva que a nova rota pedestre vai encorajar um novo grupo de pessoas a descobrir a região», indica a a Europa Nostra no website da organização.

O outro projeto português vencedor insere-se na categoria Educação, formação e sensibilização – o programa radiofónico “Encontros com o património”, da TSF. O programa de cinquenta minutos, emitido semanalmente desde há seis anos, foca-se exclusivamente no património cultural, contando com a participação de especialistas na área.

Os assuntos em destaque no programa são diversos desde que relacionados com o património cultural, como são exemplo, a arqueologia, a arquitetura, os museus e monumentos e a conservação.

De acordo com a Europa Nostra, no website da organização, «o júri apontou este projeto como um exemplo de um programa de difusão sobre o tema do património», sendo que «representa também uma parceria de sucesso entre o governo, entidades privadas, uma rádio comercial e voluntários locais».

«O júri gostou da forma como os programas fornecem perspetivas realistas mas diversas sobre o património cultural português, ao mesmo tempo que promove a consciencialização, numa grande e diversa audiência, de alguns assuntos difíceis sobre conservação, e isso constitui uma importante ferramenta educacional na sociedade contemporânea».

Os Prémios serão entregues aos vencedores, hoje anunciados pela Comissão Europeia, numa cerimónia a realizar a 5 de maio de 2014, em Viena de Áustria.

Fonte: TV Ciência


Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook