Do pré-colonial aos anos 40, evento exibe objetos antigos de Porto Alegre

Exposição fica aberta até 3 de abril na Usina do Gasômetro, na capital. Itens foram resgatados por arqueólogos durante escavações na cidade.


Um trabalho feito por arqueólogos resgatou objetos que os moradores de Porto Alegre usavam há centenas de anos. Os fragmentos, de três épocas diferentes da história da capital gaúcha, estão expostos na Usina do Gasômetro, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço da RBS TV.

Do período pré-colonial, quando os índios ainda dominavam o território, passando pelos séculos 18 e 19, e chegando a década de 40, parte da história da cidade é contada na exposição "Descobertas Arqueológicas em Porto Alegre: a arqueologia de uma cidade em transformação". A mostra tem entrada franca.

“É a partir do lixo que foi descartado aqui que a gente consegue saber um pouco da história da cidade, dessas pessoas que viveram aqui, das pessoas que tomaram café com aquela xícara, das pessoas que comeram naqueles pratos, das crianças que brincaram com aqueles brinquedos”, lista o arqueólogo e curador da mostra, Alberto Tavares Duarte de Oliveira.

Do período indígena, foram resgatados restos de alimentos, como espinhas de peixes, além de pedaços de cerâmicas e peças em pedra. “A gente tem um conjunto de materiais ligados a ocupação histórica, após a chegada dos açorianos. Aqui estão desde moedas, bastante antigas, a cachimbos ligados a escravos que existiam aqui”, exemplifica o curador.

No período mais recente, nos anos 40, os objetos são mais familiares. Louças, frascos de remédios e até escova de dente: bem diferente do que a gente usa agora. As cerdas, por exemplo, eram de pelos de animais.

Os objetos foram encontrados durante a duplicação da Avenida João Goulart. Sempre que uma reforma vai acontecer, uma equipe de arqueólogos resgata fragmentos que possam ser importantes para contar uma a história no futuro. As pesquisas arqueológicas têm sido realizadas em Porto Alegre desde 1993.

Descobertas Arqueológicas em Porto Alegre: a arqueologia de uma cidade em transformação
Onde: Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551 - Porto Alegre)
Data: até o dia 3 de abril
Visitas guiadas: 26 e 28 de março, às 10h e às 15h
Informações: (51) 3085-7766
Entrada gratuita

Fonte: G1
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook