Exposição de arqueologia mostra vestígios deixados na "Lisboa pré-clássica"

Uma exposição dedicada às origens de Lisboa vai mostrar a partir de hoje, na Galeria Millennium, peças da vida quotidiana e outros vestígios de colonizadores do Mediterrâneo Oriental que navegaram até ao estuário do Tejo na Idade do Ferro.

Intitulada “Lisboa Pré-Clássica, um porto mediterrâneo no litoral atlântico”, a mostra é produzida pela Fundação Millennium BCP, e inaugura hoje, às 18:00, na Galeria Millennium, em Lisboa, onde ficará patente até 31 de maio.

A exposição tem comissariado científico e textos são de Ana Margarida Arruda, o comissariado executivo de Jacinta Bugalhão e Elisa Sousa, com conceção gráfica de José Paulo Ruas e ilustrações de Patrícia Bargão.

No interior vão ser mostrados vestígios urbanísticos, artefactos em cerâmica, osso e alabastro, usados na vida quotidiana encontrados em várias áreas da colina do Castelo e da Baixa Pombalina, e ainda informações sobre embarcações e sistemas de navegação.

De acordo com a Galeria, o Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros (NARC) é um dos sítios centrais desta reconstituição histórica a que o público pode aceder através da exposição “Lisboa pré-clássica” ou visitando as ruínas arqueológicas daquele espaço, onde se conservam os vestígios.

Naquela época, Lisboa mantinha fortes relações com o Mediterrâneo Oriental, e foi alvo de um processo de colonização marítima, protagonizada pelos fenícios.

De acordo com a Fundação Millennium BCP, várias entidades contribuíram para esta exposição, nomeadamente a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), o Museu de Arqueologia (MNA), a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) e a Associação Cultural de Cascais.

Também se associaram várias autarquias a esta mostra, com cedência de peças, como a de Alenquer (Museu Municipal Hipólito Cabaço), da Amadora (Museu Municipal de Arqueologia), de Oeiras (Centro de Estudos Arqueológicos do Conselho de Oeiras), de Santarém (Museu Municipal), de Lisboa (Museu da Cidade), de Sines (Museu de Sines), de Almada, de Vila Franca de Xira (Museu Municipal) e a Câmara Municipal de Sesimbra (Museu Municipal).

Na inauguração vão estar presentes o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, o presidente da Comissão Executiva do Millennium BCP e o presidente da Fundação Millennium BCP, Fernando Nogueira.

Fonte: Zoom Online

Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook