Monção: 'Vamos continuar a investir no património'

Vice Presidente da Câmara Municipal de Monção, Conceição Soares, confirmou estratégia de valorização com futuras intervenções no amuralhado fernandino, em núcleos urbanos significativos como Lapela e Ponte de Mouro, e em espaços com valor arqueológico dispersos pelo concelho.


Na abertura dos trabalhos das I Jornadas do Património Local, que decorre durante o dia de hoje no Cine Teatro João Verde, a Vice Presidente da Câmara Municipal de Monção, Conceição Soares, referiu que o património é uma riqueza importante para o concelho que merece total atenção e dedicação do atual executivo.

o património é uma riqueza importante para o concelho que merece total atenção e dedicação do atual executivo Como tal, adiantou, o processo de requalificação em curso no amuralhado fernandino da vila terá continuidade nos próximos anos com novas intervenções. O mesmo irá acontecer com os núcleos históricos mais significativos, como Lapela ou Ponte de Mouro, e outros espaços com valor arqueológico dispersos pelo concelho.

Neste trabalho de requalificação, Conceição Soares espera total colaboração dos particulares, de forma a agilizar processos relacionados com elaboração de projetos e candidaturas a programas de financiamento. “Em tempos, não conseguimos a recuperação dos moinhos da corga, em Sá, porque esbarramos nas autorizações dos proprietários. Foi pena porque aquele património memorável merecia ser recuperado e divulgado” acentuou.

As I Jornadas do Património Local, que terminam ao final da tarde com uma visita às muralhas de Monção, englobam dois painéis. Durante a manhã, discute-se a “Preservação e Divulgação das Fortalezas do Vale do Minho”, com apresentação de projetos e testemunhos de especialistas em áreas do património de diversos municípios da região.

No período da tarde, decorre a apresentação do projeto “Muralhas Digitais”, cujo objetivo consiste em mostrar aos presentes o desenvolvimento desta iniciativa e alguns dos resultados verificados, bem como outros projetos de divulgação e dinamização destes espaços fronteiriços.

C.M. de Monção
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook