Musealização do interior do castelo de Mértola inaugurada na segunda-feira

A musealização do interior do castelo de Mértola, que permitiu valorizar o monumento, num investimento de 382 mil euros, será inaugurada na segunda-feira, no âmbito de uma programação cultural para lembrar um antigo presidente do município.

FOTO:  WIKIMEDIA CAMMONS
A inauguração da musealização do interior do castelo, às 17:30, é uma das ofertas da programação "Lembrar Serrão Martins", que a Câmara de Mértola promove, desde hoje e até terça-feira, para homenagear o antigo autarca e "o seu contributo para a cultura do concelho".

Segundo a Câmara de Mértola, num comunicado enviado à agência Lusa, a musealização permitiu valorizar as acessibilidades, a proteção e a consolidação do interior do castelo, criar uma sala de exposições temporárias e instalar, nas duas salas da torre de menagem, uma exposição sobre a história do monumento e a Ordem de Santiago, que teve a sua primeira sede nacional na vila.

A inauguração da musealização do interior do castelo será "um importante impulso para o circuito patrimonial de Mértola", porque, "certamente, aumentará o afluxo de visitantes", refere a autarquia.

Por outro lado, frisa, "será o polo de excelência do Museu de Mértola, não só em termos expositivos e de conteúdos, mas também em termos de acolhimento ao visitante e de incentivo à visita dos restantes núcleos museográficos disseminados pelo centro histórico".

O castelo, que recebe cerca de 25 mil visitantes por ano, é "uma referência" do circuito patrimonial de Mértola" e "um local privilegiado de investigação histórica e arqueológica", sublinha a autarquia.

A programação cultural "Lembrar Serrão Martins" arrancou hoje, Dia Mundial da Poesia, na Biblioteca Municipal de Mértola, com o espetáculo de poesia e música "Cumplicidade", pelo Grupo Diálogos.

Segue-se, no sábado, às 16:00, também na Biblioteca Municipal de Mértola, o lançamento do livro "A procura da felicidade" de Mário Revez.

A programação termina na terça-feira com as apresentações do catálogo da exposição "Património e Potencialidades da Mina de São Domingos" e do DVD "Memórias das Minas", a partir das 18:00, no cineteatro daquela aldeia.

Fonte: Região Sul
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook