Museu de Lamego e Diocese apresentam “A Sé de Lamego no Museu”

“A Sé de Lamego no Museu” é o primeira materialização pública do projeto [Em]COMUM, uma parceria entre Museu de Lamego e da Diocese de Lamego, com o objetivo de estreitar relações de cooperação.

MUSEU DE LAMEGO


A exposição que agora vem a público, que ficará patente no Museu-Arquivo Diocesano a partir de 16 de março, reúne, pela primeira vez, um conjunto de peças originalmente distribuídas pelas dependência da Sé, mas que a República viria a nacionalizar, motivo pelo qual fazem hoje parte do acervo do Museu de Lamego.

Há quase cem anos integradas nas coleções do Museu, a exposição reúne nomes como o de Vasco Fernandes (Grão Vasco), André Reinoso ou Simão Ferreira, constituindo este núcleo uma oportunidade de reflexão sobre a musealização do sagrado, resultado da política patrimonial da 1ª República, nomeadamente a Lei da Separação do Estado da Igreja.

É neste contexto que o edifício do então Paço Episcopal, atual Museu de Lamego, e todo o seu recheio foram transferidos para o Estado. O reconhecimento da extraordinária qualidade dos objetos arrolados faria com que, em 1917, fosse criado o “Museu de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática”, hoje denominado Museu de Lamego.

A inauguração está marcada para as 16h00 do próximo dia 16 de março, no Museu-Arquivo Diocesano de Lamego, no âmbito das celebrações da Semana Santa. Durante a cerimónia, será assinado o protocolo de colaboração entre a Diocese de Lamego e o Museu de Lamego, que deu origem ao projeto [Em]COMUM e à exposição “A Sé de Lamego no Museu”.

Projeto [Em]COMUM

Vocacionado para a conceção e realização conjunta de eventos de natureza diversa, designadamente, exposições temporárias e concertos, entre outras no âmbito da programação das duas entidades, [Em]COMUM pretende contribuir para a dinamização da cidade e região, assumindo-se como um projeto de comunicação e fruição cultural.

Ao mesmo tempo, esta é uma iniciativa que se desenvolve no âmbito dos objetivos da Direção Regional de Cultura do Norte e das atribuições do Museu de Lamego no desenvolvimento de ações destinadas ao estudo, salvaguarda, valorização, divulgação e fruição do património cultural da região em que se insere. O protocolo prevê ainda a possibilidade de algumas das iniciativas realizadas em conjunto poderem envolver o estabelecimento de parcerias com outras entidades.

Fonte: Notícias de Vila Real
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook