Associação de Arqueologia da Amadora promove palestra sobre a Arqueologia Subaquatica

No próximo dia 15 de março, pelas 15 horas, a Associação de Arqueologia da Amadora (ARQA) vai receber uma paletra sobre o tema "A Arqueologia Subaquatica Portuguesa" tendo como principal orador Alexandre Monteiro, investigador do IAP e IHC (FCSH-UNL).

FOTO: ARQA ARQUEOLOGIA E PATRIMÓNIO
"Cobrindo quase três quartos do nosso planeta, os oceanos e rios permitiram a aproximação de povos e a ascensão e queda de grandes impérios. Sob a superfície das águas jazem os vestígios arqueológicos do passado, preservados sob a forma de cidades submersas ou de naufrágios. No caso destes últimos, os seus destroços são como que um espelho onde o Homem de hoje consegue ver reflectidos os mundos de outrora - mundos com as suas magnificências, misérias, tragédias e pequenas alegrias do quotidiano. 

Mas para ver, é preciso saber descodificar os enigmas que essas verdadeiras cápsulas do tempo encerram. E é aqui que intervém o arqueólogo marítimo: dando voz aos parcos elementos sobreviventes, reconstituindo histórias, interpretando contextos. Fazendo, no fundo, arqueologia. 

Quase sempre debaixo de água; mas sempre arqueologia. Sem se escolher períodos ou civilizações. Até porque nesta intervenção se falará de navios portugueses perdidos no Mundo e de navios de outrém perdidos em Portugal. E do mais que vier à rede."

Alexandre Monteiro é investigador dos Institutos de Arqueologia e Paleociências e de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), instituição onde foi docente convidado de Arqueologia Marítima e de Arqueologia Contemporânea. Co-dirigiu projectos arqueológicos subaquáticos nos Açores, organizando de raiz a Carta Arqueológica Subaquática daquele arquipélago. Membro de diversas associações ligadas ao património, arqueologia e mar, é autor ou co-autor de quase três dezenas de artigos científicos e de mais de uma centena de textos de divulgação ao grande público.

Actualmente tem projectos de investigação a decorrer nos mares de Grândola, na ilha Berlenga, em Oman, em Moçambique (em protocolo com a Universidade Eduardo Mondlane) e com a Namíbia, onde caracteriza historicamente o navio português quinhentista aí encontrado em 2008. Desenvolve ainda investigação em dendrocronologia e na utilização histórica de madeiras na construção náutica, co-dirigindo na UNL o projecto europeu Forest resources for Iberian Empires: Ecology and Globalization in the Age of Discovery. No âmbito do projecto Linkage Shipwrecks of the Roaring Forties: a maritime archaeological reassessment of some of Australia's earliest shipwrecks, elabora uma tese de doutoramento sobre a perda na Austrália da galera portuguesa Correio da Ásia.

Fonte: Arqa Arqueologia e Património
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook