Academia de Ciências da Rússia elabora site exclusivamente dedicado ao estudo dos mamutes

A sessão da Yakutia, da Academia de Ciências da Rússia, situada no Extremo Oriente do país, está elaborando um site exclusivamente dedicado à pesquisa e ao estudo dos mamutes. 

FOTO: DIÁRIO DA RÚSSIA
Segundo a repórter Elena Kovachich, da Rádio Voz da Rússia de Moscou, a projeção da base de dados da nova página teve início no outono russo de 2013, o período compreendido pelos meses de setembro, outubro e novembro.

A Academia recebeu uma autorização oficial para o uso deste portal, disse o diretor do Departamento de Pesquisas de Fauna da Academia, Albert Protopopov. O cientista destacou que, nos últimos cinco a seis anos, foram criados muitos portais informativos de zoologia, botânica, arqueologia e paleontologia referentes aos dinossauros. Mas em relação aos mamutes, a iniciativa dos pesquisadores russos é totalmente inédita.

A escultura em Khanty-Mansyisk mostra a dimensão dos mamutes Segundo Albert Protopopov, “o portal está funcionando em regime experimental e deverá estar totalmente ativo no decorrer deste mês de março de 2014; a ideia básica é reunir todos os dados sobre objetos paleontológicos que se encontram em vários estabelecimentos da Rússia, dos Estados Unidos, da Europa e da África”.

O site será escrito em dois idiomas, russo e inglês. O projeto tem recebido apoio de diversas entidades da Rússia, especializadas em questões da paleontologia, e pelo Centro de Pesquisas de Mamutes Hot Spings, dos Estados Unidos. Os Cientistas da Yakutia também têm muita esperança de contar com a colaboração dos seus colegas do Japão e da Coreia do Sul, que, segundo Albert Protopopov, detêm relevantes informações sobre as origens genéticas dos destes animais.

Ainda de acordo com o cientista russo, o portal foi criado graças aos meios financeiros obtidos com as exposições do mamute Yuki, descoberto na Yakutia em 2010 e que devia ter habitado a região há cerca de 40 mil anos. Oficialmente, o novo site da Academia de Ciências da Rússia, sessão da Yakutia, será apresentado em maio à comunidade científica internacional durante uma conferência a ser realizada na Grécia.

Fonte: Diário da Rússia
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook