Smov promove exposição de arqueologia descoberta em obras de Porto Alegre

Integrando as comemorações dos 242 anos de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) promove, a partir da próxima terça-feira, visitas guiadas e uma exposição com peças e fragmentos descobertos durante a realização de obras na Capital. 

FOTO: CORREIO DO POVO
A exposição denominada “Descobertas Arqueológicas em Porto Alegre: a arqueologia de uma cidade em transformação”, na Usina do Gasômetro.

Na mostra, poderão ser conferidas cerâmicas do período pré-colonial, peças em pedra, restos de alimentação, fragmentos de louças portuguesas e inglesas, cerâmicas de uso doméstico, moedas, entre outros objetos. As caminhadas terão como monitores arqueólogos da equipe responsável pelas descobertas das peças, e ocorrerão nos dias 26 e 28 de março com horários durante a manhã (10h) e a tarde (15h).

O público terá como ponto de partida a exposição da Usina do Gasômetro e de lá seguirá para as praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio, locais de descobertas de vestígios centenários. Segundo Mauro Zacher, secretário da Smov, essa ação tem como objetivo mostrar como é possível unir o progresso sem perder de vistas o passado: ”O patrimônio arqueológico é elemento fundamental na constituição de identidade e na formação da cidadania”, afirmou Zacher.

Os interessados em agendar horário para as visitas guiadas poderão ligar para 3085.7766 a partir da segunda, em horário comercial. A ação é gratuita e sem restrições de público. Essa ação conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Comunicação Social e curadoria do arqueólogo Alberto Tavares.

Fonte: Correio do Povo
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook