Teatro grego permite uma abordagem do clima mediterrânico nos séculos IV e V aC

Um recente trabalho de investigação explora as referências ao clima contidas em peças de teatro grego dos séculos IV e V aC.

Os passatempos praticados ao ar livre pelos antigos gregos podem-nos oferecer informações valiosas sobre o clima mediterrânico, informa uma nova investigação publicada na revista Wiley Online Library. Explorando cenas representadas em obras de arte e em peças de teatro, os cientistas identificaram autênticos "dias felizes", de um clima amigável em pleno inverno.

"Nós analisamos as condições meteorológicas que permitiram aos atenienses da época clássica assistir a peças de teatro ao ar livre durante as condições meteorológicas criadas no outono e no inverno ", disse Christina Chronopoulou, da Universidade Nacional de Atenas.

"O nosso objetivo foi realizar um trabalho que fosse capaz de reconstituir o clima mediterrânico a partir das informações contidas nas peças clássicas do teatro grego dos séculos IV e V a.C".

Este trabalho concluiu que os antigos atenienses desfrutavam das representações em teatro aberto situado na encosta sul da Acrópole, assistindo a dramas no meio do inverno entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro.

Os historiadores e climatologias continuam a recorrer a fontes surpreendentes para ajudar a recontituir o clima dos nossos antepassados. Neste caso particular, a equipa de investigação focou-se nos escritos de 43 textos de Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes, tendo recolhido  vários apontamentos com referências sobre o clima.

A Grécia possui longos verões quentes e secos, mas durante o inverno também existiam dias quentes e ensolarados que permitiam a representação ao ar livre das peças teatrais. "As comédias de Aristófanes, invocam muitas vezes a presença de dias bonitos durante o inverno", disse Christina Chronopoulou.

"Tendo em conta o facto de que muitos dos concursos dramáticos foram realizadas em meados de inverno, sem qualquer indicação de adiamento, e as referências nos dramas sobre o tempo claro e invernos suaves, podemos supor que esses dias eram muito comuns durante quase todo mês de janeiro durante o quinto e talvez no quarto século antes de Cristo", conclui a autora do artigo recentemente publicado na Wiley Online Library.

 Referência: Christina Chronopoulou, A. Mavrakis. Ancient Greek drama as an eyewitness of a specific meteorological phenomenon: indication of stability of the Halcyon days
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook