EDIA disponibiliza 3 novos volumes da colecção Memórias de Odiana

Já estão disponíveis três novos volumes da segunda série da colecção Memórias de Odiana, dedicados a projectos de minimização de impactes sobre o património arqueológico, desenvolvidos no âmbito da construção da Barragem de Alqueva.


A colecção conta com 14 volumes e surge de uma parceria entre a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva, e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

A EDIA refere em comunicado que “a construção da barragem do Alqueva e de todo o empreendimento (…) motivou o desenvolvimento de um vasto plano de salvaguarda do Património Arqueológico, num processo sem precedentes em Portugal, tendo sido intervencionados até hoje mais de 1 500 sítios arqueológicos”. Segundo a mesma fonte “para além da salvaguarda destes vestígios, através do seu registo, uma das linhas orientadoras do projecto passa pela publicação dos resultados destes trabalhos”

A EDIA apresenta agora o volume 5 “Transformações sociais durante o III milénio AC no sul de Portugal – O povoado do Porto das Carretas”, com coordenação de Joaquina Soares; volume 10 “A ocupação medieval e moderna dos territórios da margem direita do Guadiana nos atuais concelhos de Moura e Mourão”, com coordenação de Heloísa Valente dos Santos e Paula Barreira Abranches; e volume 11 “Arqueologia Alto-Medieval no Regolfo do Alqueva – Vestígios de uma ocupação judaica nas margens do Guadiana no século VII”, coordenação de F.E. Rodrigues Ferreira.

De acordo com a EDIA “estes três novos volumes da colecção dão continuidade à política de divulgação dos resultados dos trabalhos efectuados no contexto do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, dando a conhecer ao público mais uma parte da história da região”.

Fonte: Rádio Pax
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook