Esqueleto que pode ter mais de 5 mil anos foi encontrado em Laguna

Arqueólogos retiraram 23 esqueletos de um sítio arqueológico nas áreas de duplicação da BR-101 em Laguna, no Sul de Santa Catarina. Os esqueletos foram retirados do Sambaqui de Cabeçuda, área de sepultamentos próxima à ponte estaiada Anita Garibaldi. Pelo menos um deles pode ter 5 mil anos, conforme a pesquisadora Deisi Scunderlick Eloy de Farias.


O material foi encontrado em 2012, mas a maioria dos esqueletos só foi retirada no mês passado, quando as obras na ponte foram iniciadas.

Embora o sítio arqueológico tenha cerca de 3,2 anos, a pesquisadora acredita que o primeiro esqueleto recuperado na área ultrapasse o número. Este é o primeiro sepultamento realizado nessa área funerária e estamos prevendo que o esqueleto tenha pelo menos 5 mil anos, disse Deisi.

Os restos mortais são de um homem adulto e foram encontrados próximo ao lençol freático em bom estado de conservação, facilitando o trabalho do grupo. Ao todo, 11 corpos ainda serão analisados pelos arqueólogos até setembro. As ossadas foram encaminhadas ao laboratório em blocos de terra, para que seus estados de conservação fossem mantidos.

O sitio arqueológico de Laguna será protegido para que a construção da ponte estaiada não apague os vestígios históricos do local.

Via Plenário
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook