Galerias Romanas na Rua da Prata abrem de 12 a 13 de abril

As Galerias Romanas, na Rua da Prata, em plena baixa lisboeta, abrem uma vez por ano. E para lá entrar é preciso esperar horas a fio, pois muita gente não quer perder esta oportunidade.



Mas agora, o Museu da Cidade anuncia que vai abrir as Galerias Romanas, da Rua da Prata, de 11 a 13 de abril, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O monumento poderá assim ser visitado gratuitamente pelo público durante os três dias, entre as 10h e as 18h (última entrada às 17h30). O ponto de encontro é na Rua da Conceição, junto ao n.º 77.

As visitas serão realizadas em grupo, sem marcação prévia e sob a orientação de técnicos do Museu da Cidade e do CAL- Centro de Arqueologia de Lisboa.

As primeiras notícias da existência de um vasto conjunto de Galerias Romanas no subsolo da Baixa surgiram em 1771 durante a reconstrução da cidade de Lisboa, na sequência do grande Terramoto de 1755.

As obras de obras de saneamento em 1859, permitiram, pela única vez, observar restos das construções romanas que se erguiam sobre as Galerias.

As Galerias Romanas abririam ao público com regularidade a partir dos anos 80 época em que foi possível à Câmara Municipal de Lisboa criar condições restritas de acessibilidade ao monumento.

Actualmente, são visitadas uma vez por ano, pois encontram-se com um nível de água elevado, sendo necessária a bombagem. Este é um processo moroso que levanta problemas de conservação do próprio edifício e dos edifícios pombalinos anexos se a água fosse retirada mais vezes.

Ver video »»

Fonte: Dinheiro Vivo
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook