Município de Esposende convida à descoberta do passado pré-histórico do concelho

Associando-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra a 18 de abril, este ano sob o tema “Lugares de Memória”, o Município de Esposende vai promover um conjunto de atividades em torno do património cultural concelhio.

Menir de S. Paio de Antas - Foto: Wikipédia
Denominado “Em busca do passado… Pré-Histórico”, o programa, a desenvolver pelo Centro Interpretativo de S. Lourenço, decorrerá entre os dias 7 e 21 abril e pretende estimular os participantes a estabelecer a ligação entre o passado, o presente e o futuro, aprofundando o conhecimento sobre o património cultural local e o “modus vivendi” das comunidades do IV/ III milénio a.C.

Dirigida a crianças dos 6 aos 9 anos, a atividade “Construtores da Pré-História” parte do património Pré-Histórico existente na área envolvente, desafiando os participantes a constituir maquetes dos monumentos megalíticos e rituais associados.

Outra das propostas é a “Animação na Idade da Pedra”, que se traduz na visualização de um filme dirigido a crianças e jovens dos 6 aos 14 anos.

No âmbito deste programa, as famílias também estão convidadas, podendo participar na iniciativa “O Megalitismo”, um percurso pedestre circular com visita orientada aos Dólmens da Portelagem e da Cruzinha.


Outra opção é o percurso orientado “Do Megalitismo à Romanização”, uma caminhada entre os Dólmens da Portelagem e da Cruzinha, que termina no Castro de S. Lourenço. Nesta iniciativa procura-se dar a conhecer as vivências dos nossos antepassados desde o IV milénio a.C. à Romanização.

As atividades são de participação gratuita mas carecem de marcação prévia. Para mais informações ou inscrição em qualquer uma das atividades os interessados deverão contatar o Serviço de Património Cultural da Câmara Municipal, através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook