Questão territorial dos povos indígenas no Brasil é discutida em evento na PUC Goiás

De 19 a 25 de abril, dois grandes eventos voltados para os problemas atuais das populações indígenas, incluindo disputas territoriais e a violência contra as tribos, serão realizados pela PUC Goiás em parceria com a Prefeitura de Goiânia.


Mais de 5 mil pessoas participarão das programações da IV Jornada de Arqueologia no Cerrado e a Semana dos Povos Indígenas, esta última realizada a mais de três décadas pelo Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA). Os eventos serão abertos oficialmente, no dia 22, às 19 horas, no Auditório da Reitoria, com palestra do antropólogo guarani-kaiowá, Tonico Benites, que falará sobre Etnoarqueologia e Territorialidade Indígena.

Benites falará sobre os territórios tradicionais guarani e kaiowá e a ocupação tradicional realizado nestes locais. Sua aldeia de origem vive em contínuo conflito com os ruralistas e convive com a violência, marcada por assassinatos e suicídios de indígenas causados pelas desavenças territoriais.

A conferência colaborará com os debates contemporâneos acerca das pesquisas arqueológicas desenvolvidas em áreas de Cerrado e suas interfaces com as pesquisas realizadas nas demais áreas do território brasileiro, além de promover reflexões sobre as múltiplas realidades vividas pelos grupos indígenas no Brasil.

As programações, que contam com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia, devem mobilizar escolas, universidades e a sociedade civil e governamental. Serão realizadas mesas-redondas, palestras, projeções de filmes, atividades artísticas e apresentação de trabalhos científicos. Os eventos serão realizados nos auditórios da PUC Goiás, no Memorial do Cerrado, no Centro Cultural Jesco Puttkamer, e no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro.

Serão realizados ainda a Mostra de Filmes Etnográficos e Arqueológicos, sediada no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, e o II Encontro de Egressos de Arqueologia e Antropologia da PUC Goiás. A Mostra, organizada pelo Núcleo de Documentação Audiovisual, apresentará filmes como O coração da floresta, O destino do coronel Fawcett e O reinado da Floresta, de Adrian Cowell, Visões da floresta, de Vicente Rios, entre outros. A exibição dos filmes é franca.

Fonte: DM
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook