Como os antigos egípcios moviam as pedras das pirâmides

Os antigos egípcios construtores das descomunais pirâmides que hoje são admiradas por uma imensidão de turistas provenientes de todo o mundo podem ter sido capazes de mover enormes blocos de pedra através do deserto, utilizando uma técnica muito simples que consistia, apenas, em molhar a areia por onde um enorme aparelho em forma de trenó deslizava com enormes e pesadíssimos blocos de pedra.


Físicos da Universidade de Amesterdão investigaram as forças necessárias para puxar objectos pesados num “trenó” gigante sobre a areia do deserto e descobriram que o facto de se humedecer a areia na frente do dispositivo primitivo reduz de forma significativa o atrito do trenó, o que o torna mais fácil de operar.

Os resultados ajudam a responder a um dos mistérios históricos mais duradouros e intrigantes sobre a civilização egípcia: como foram capazes os egípcios de realizar a tarefa aparentemente impossível de construir as famosas pirâmides?

Para a sua investigação, os pesquisadores utilizaram pistas dos antigos egípcios. Uma pintura de parede descoberta no antigo túmulo de Djehutihotep, que remonta a cerca de 1900 aC, retrata 172 homens transportando uma imensa estátua usando cordas ligadas a um trenó. No desenho, uma pessoa pode ser vista em pé na frente do trenó, despejando água sobre a areia, disse o principal autor do estudo, Daniel Bonn, professor de física da Universidade de Amesterdão Bonn e seus colegas construíram trenós em miniatura e experimentaram puxar objetos pesados através da areia.

O estudo foi publicado no dia 29 de abril, na revista “Physical Review Letters”, e aí se explica como os antigos egípcios construíram as pirâmides Quando os investigadores arrastaram os trenós sobre a areia seca, eles notaram que enormes aglomerados se acumulavam na frente dos engenhos, exigindo mais força devido ao atrito provocado. Com a adição de água na areia, os trenós foram capazes de deslizar mais facilmente sobre a superfície. Isso ocorre porque as gotas de água criar pontes de ligação entre os grãos de areia, o que os ajuda a ficarem juntos, disseram os cientistas.

É também por essa razão que construir um castelo com areia molhada é mais fácil do que usar areia seca na mesma tarefa, frisou Daniel Bonn.

O estudo foi publicado no dia 29 de abril, na revista “Physical Review Letters”, e aí se explica como os antigos egípcios construíram as pirâmides, mas a investigação também pode ter aplicações modernas, disseram os os autores do artigo.

Referência: Sliding Friction on Wet and Dry Sand A. Fall, B. Weber, M. Pakpour, N. Lenoir, N. Shahidzadeh, J. Fiscina, C. Wagner, and D. Bonn Phys.
Rev. Lett. 112, 175502 (2014)

Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook