Depois de restaurado , casarão no Rio vai abrigar centro de arqueologia do Iphan

Um casarão antigo localizado na Praça da República, no Centro do Rio, onde funcionava a Escola de Eletrotécnica da UFRJ, chama a atenção pela falta de conservação. O imóvel aguarda análise da direção do Pac das Cidades Históricas para começar a restauração. 

Foto: G1
O prédio, que era da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi cedido ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (Iphan).

O tema desta reportagem foi sugerido por um leitor pela ferramenta de jornalismo colaborativo VC no G1. Você também pode participar enviando sua colaboração. Saiba como.


Segundo informou o Iphan nesta segunda-feira (19), o projeto detalhado das modificações que serão feitas já foi encaminhado para a direção do PAC das Cidades Históricas, em Brasília, para análise e liberação de recursos.

“São adaptações muito complexas que vão desde a necessidade de serem feitos reforços estruturais, por conta do peso dos materiais, até a climatização de todo o imóvel”, informou o Iphan.

Após a restauração, será implantado o Centro Nacional de Arqueologia do Iphan, que abrigará em condições ideais todo o material arqueológico resgatado na cidade, além de laboratórios, sala de exposições e espaço para debates.

Em nota, o Iphan afirmou que não deve demorar a realização das licitações para a execução dos trabalhos. O documento afirmou ainda que o imóvel tem vigilância 24 horas.

Fonte: G1

Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook