Exposição dá a conhecer um dos sítios arqueológicos mais importantes da península de Setúbal

O Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, é comemorado no concelho de Sesimbra com uma conferência sobre a arqueologia da região de Sesimbra, uma exposição sobre o povoado do Outeiro Redondo e entradas gratuitas e visitas guiadas ao Núcleo Museológico da Capela do Espírito Santo dos Mareantes.

No dia 17, sábado, a partir das 14.30 horas, a Casa do Bispo é palco da conferência A Arqueologia da Região de Sesimbra, que conta com o contributo de João Luís Cardoso, professor da Universidade Aberta, e de Joaquina Soares e Carlos Tavares da Silva, do Museu de Arqueologia e Etnografia de Setúbal.

A tarde tem início com uma visita à exposição O Povoado Calcolítico Fortificado do Outeiro Redondo, coordenada por João Luís Cardoso, que vai estar patente no edifício até 30 de maio. A mostra dá a conhecer o resultado das escavações realizadas no povoado do Outeiro Redondo, considerado um dos sítios arqueológicos mais importantes da Península de Setúbal. Localizado numa das colinas junto ao Castelo de Sesimbra, apresenta um importante setor da muralha que circundava o topo da elevação, ainda muito bem conservado.

Foi identificada também uma entrada, com grandes dimensões, o que fez supor tratar-se de uma construção mais simbólica que funcional, atendendo também ao facto de se encontrar virada para o oceano, cuja forte presença sempre se fez sentir no quotidiano e bases económicas das populações ali sedeadas entre 2500 e 2000 anos antes de Cristo, de acordo com as análises de radiocarbono já efetuadas.

Protegidas pela muralha, identificaram- se diversas fundações de cabanas de planta elipsoidal, associadas a uma grande variedade de utensilagem lítica, cerâmica, com destaque para os vasos decorados e artefactos de cobre, cuja abundância está relacionada com a identificação de importantes vestígios de metalúrgicos, associados a estruturas de combustão. As visitas guiadas vão decorrer às 10.30 e às 15.30 horas, e são limitadas a 15 participantes. Durante o dia, o edifício vai também estar aberto gratuitamente.

Fonte: Rostos


Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook