Exposição de arqueologia no litoral catarinense começou ontem em Florianópolis

A abertura da exposição “Arqueologia em questão: percorrendo o litoral catarinense” será nesta quinta-feira, 29 de maio, às 19h, no Museu de Arqueologia e Etnologia (MarquE) da UFSC.

Os visitantes terão a oportunidade de voltar ao passado que testemunhou ocupações de diversos grupos humanos no litoral catarinense; estarão diante ao ofício do arqueólogo e de culturas distintas no tempo e no espaço – os períodos pré-colonial, colonial e pós-colonial, a compor aproximadamente seis milênios, se descortinarão face às pesquisas efetivadas no transcorrer de cinco décadas – e conhecerão sítios coloniais e pós-coloniais representados pela vida cotidiana nas Fortificações e seus arredores, de populações Guarani e Jê, assim como dos grupos responsáveis pelos sambaquis. Haverá visitações às representações rupestres e às oficinas líticas.

Peças do acervo do MArquE, imagens e figuras variadas, somadas a uma composição de palavras, tratarão de possibilitar a pertinência do cultivo ao conhecimento e sua contígua consequência: a reflexão, que acarreta, num fluxo contínuo, o reconhecimento à diversidade e o respeito à diferença – no tempo e no espaço.

Fonte: Portal da Ilha



Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook