Ilha de Santa Maria recebe congresso internacional sobre relações transatlânticas

A ilha de Santa Maria, nos Açores, recebe pela primeira vez, a partir de quinta-feira e até segunda-feira, um congresso internacional sobre relações transatlânticas organizado pelo Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea (CEAM).

Em declarações à Lusa, Élvio Sousa, do CEAM, explicou que a escolha da ilha açoriana resulta não só da importância "histórica e geológica", por ter sido a primeira a formar-se e a ser povoada no arquipélago, mas sobretudo pela investigação arqueológica que há sete anos, em colaboração com autarquia local, é desenvolvida.

O especialista referiu que Santa Maria acolhe "uma das principais descobertas científicas dos últimos anos da arqueologia nacional", um forno de cozedura de barro primitivo da "época dos Descobrimentos" (século XVI), identificado no ano passado em Vila do Porto e que mantém, no seu interior, cerâmicas intactas.

Estas razões, segundo o especialista, fazem da ilha um espaço de acolhimento de reuniões científicas.


"O interesse pelos Açores, não só no plano estratégico-militar, não é recente", disse, acrescentando que a posição do arquipélago "sempre foi apetecível a qualquer Estado europeu ou americano", sendo esta uma matéria "com espaço de reflexão próprio" no encontro.

O grande enfoque do congresso internacional "Relações transatlânticas entre a Europa, América e Ilhas Atlânticas (séculos XV-XX)" está, segundo o responsável, no debate entre os especialistas das diferentes disciplinas da arqueologia, da história, da economia e da biologia sobre o tema, tendo sido recebidas cerca de 31 comunicações de investigadores oriundos de dez países.

O membro da organização referiu que, a partir de quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, são aguardados cerca de oitenta participantes, entre eles o presidente do Governo Regional e os representantes da República para os Açores e para a Madeira, além de responsáveis do poder local.

O encontro conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Porto, do Grupo SATA-Açores, do Governo Regional dos Açores e das instituições Mutua dos Pescadores e Charming Blue.

Lusa
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook