Já foi apresentado o terceiro número da revista Digital 'Rossio - Estudos de Lisboa'

A apresentação do terceiro número da revista digital “Rossio - Estudos de Lisboa", decorreu em 19 de maio com a presença de Carlos Fabião, editor convidado, no CAL – Centro de Arqueologia de Lisboa, numa sessão em que participou a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

Foto: Câmara Municipal de Lisboa
Chamar a atenção dos leitores para a arqueologia urbana da cidade de Lisboa e não elencar uma mera lista para arqueólogos, foi objetivo desta edição, afirmou Carlos Fabião, responsável pela elaboração deste número.

O terceiro volume da revista digital Rossio-Estudos de Lisboa, possui um caderno temático dedicado à Arqueologia da cidade.

“Lisboa tem três mil anos de história, mais que oito séculos” Segundo Carlos Fabião, editor da Rossio nº 3, “estes cadernos abordam três grandes áreas. Desde logo a “Cidade Histórica”, assumida como um ativo real da urbe, passível de investimento a nível turístico: “Lisboa tem três mil anos de história, mais que oito séculos” frisou Carlos Fabião.

Para guiar o visitante são apresentados dois roteiros, um deles sobre a cidade romana de Felicitas Julia Olisipo, particularmente úteis quando utilizados em smartphones, pois orientam o visitante nessa descoberta pré-histórica.

Numa segunda abordagem apresenta-se “Quantas Docas tem Lisboa e Quantas Muralhas Ela Tem”, de que são exemplo as “grades de maré” da Lisboa pré-pombalina, o Terreiro do Paço ou antigas cercas da cidade.

Um terceiro caderno é dedicado aos efeitos do grande terramoto de 1755 e mostra com grande pormenor os efeitos do tsunami que se seguiu ao abalo sísmico e as suas refundações: estacaria em pinho, as subsestruturas em madeira que a Lisboa pombalina recebeu.


A revista apresenta ainda uma coleção de seis artigos de vários autores que abordam temas como a reabilitação do Cais das Colinas, leituras de espaços de Eça de Queiroz, a reedição de um artigo de José Augusto França, o novo cinema em Lisboa ou o restauro da Quinta da Granja de Baixo.

A revista Rossio é uma publicação semestral, editada pelo Departamento de Património Cultural da Direção Municipal de Cultura, aberta à participação de todos os que estudam e intervêm na cidade nas suas múltiplas vertentes, e que se pretende que seja um ponto de encontro privilegiado para a divulgação de conhecimento sobre Lisboa.

Fonte: Câmara Municipal de Lisboa



Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook