Monumental santuário romano datado da segunda metade do século II descoberto em França

Arqueólogos franceses anunciaram a descoberta dos restos de um monumental santuário romano datado da segunda metade do século II , cuja fachada poderá ter medido 70 metros de comprimento e nove metros de altura. A descoberta ocorreu na Picardia, no norte da França.

Foto: DENIS GLIKSMAN/INRAP via Le Monde
As ruínas do edifício estavam enterradas sob um velho campo de futebol na aldeia de Pont-Sainte-Maxence, Picardia, disseram peritos do Instituto Nacional de Investigação Arqueológica Preventiva (lNlAP.)

A descoberta surgiu quando começaram as terraplanagens num lugar destinado à construção de um hipermercado. O sinal foi dado quando surgiram à superfície pedaços de pedra calcária revelando algumas formas escultóricas que chamaram a atenção dos trabalhadores.

Do solo arenoso foram então retiradas muitas peças de interesse cultural que segundo a imprensa francesa constituem um importante tesouro arqueológico.


Fotos: DENIS GLIKSMAN/INRAP via Le Monde
Os achados estão articulados com um antigo templo romano cuja construção poderá ter ocorrido por volta da segunda metade do século II . Segundo Veronique Brunet-Gaston, em declarações dadas ao jornal “Le Fígaro”, as esculturas encontradas constituem-se por testemunho únicos no norte de França.

Os trabalhos de construção do hipermercado foram interrompido e as escavações arqueológicas realizadas no local já detetaram, em apenas dois meses, um conjunto de 13 arcos com quase todas as colunas ainda in situ.




Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook