O que comiam os egípcios?

Já em outras investigações arqueológicas alguns autores se debruçaram sobre os hábitos alimentares dos povos ou de civilizações que nos antecederam e, de uma ou outra forma, tentar responder à questão fundamental que esconde um conjunto de temáticas de índole económico e social.


O Jornal de Arqueologia já aqui publicou um outro artigo onde a questão se centrava sobre os hábitos alimentares do romanos. Agora a mesma pergunta é realizada para os hábitos alimentar dos egípcios. Mas afinal, o que realmente comiam os egípcios?

Na verdade, comer muita carne é um fenómeno recente. Em culturas mais antigas a alimentação vegetariana era muito mais comum, excepto em populações nómadas. A maioria das populações sedentárias comiam muita fruta e muitos legumes. Será que os antigos egípcios comiam como nós? As últimas investigações sobre este tema sugerem que a alimentação dos egipcíos era radicalmente diferente da nossa, sendo um povo que baseava os seus hábitos alimentares sobretudo nos vegetais.

Na verdade, comer muita carne é um fenómeno recente. Em culturas mais antigas a alimentação vegetariana era muito mais comum, excepto em populações nómadas. A maioria das populações sedentárias comiam muita fruta e muitos legumes.


Um novo estudo, realizado por uma equipa de investigadores franceses, centrou a sua análise nos átomos de carbono permanecentes em múmias que viveram no Egito entre 3500 aC e 600 dC, e desta forma tentaram perceber o que 45 mumificados comeram no tempo em que viveram.

O trabalho vem publicado no Journal of Archaeological Science e as suas principais conclusões referem que os egípcios eram sobretudo vegetarianos.

Todos os dados deste processo de investigação está agora disponível a partir da seguinte referência:
"Diet of ancient Egyptians inferred from stable isotope systematics". Alexandra Touzeau,Romain Amiot, Janne Blichert-Toft, Jean-Pierre Flandrois, François Fourel, Vincent Grossi, François Martineau, Pascale Richardin, Christophe Lécuyer Dói: http://dx.doi.org/10.1016/j.jas.2014.03.00

Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook