Neandertais não eram inferiores em inteligência aos humanos modernos

Os Neandertais não eram inferiores em inteligência aos humanos modernos, afirma um novo estudo publicado na revista PLoS ONE.

A noção generalizada de que os Neandertais eram menos dotados e que sua inteligência era inferior foi um factor decisivo para o seu desaparecimento, por terem que competir com o homem moderno, é uma teoria que está a ser contestada a partir de evidências científicas compiladas por investigadores da Universidade do Colorado Boulder.


Os Neandertais não eram inferiores em inteligência aos humanos modernos, afirma um novo estudo publicado na revista PLoS ONE.
Os Neandertais prosperaram numa grande área da Europa e Ásia entre 350.000 e 40.000 anos atrás. Eles desapareceram depois dos nossos antepassados, um grupo conhecido como "os seres humanos anatomicamente modernos", entraram na Europa.

Alguns investigadores têm tentado explicar o seu desaparecimento sugerindo que os recém-chegados homo - sapiens foram superiores aos neandertais em alguns aspectos fundamentais, como a sua capacidade de caçar, comunicar, inovar e adaptar-se a diferentes ambientes.



Agora, uma extensa revisão das investigações realizadas sobre o Neandertal, realizada pelos arqueólogos Paola Villa e Wil Roebroeks, este último arqueólogo da Universidade de Leiden, na Holanda, dizem que as novas evidências não suportam essa opinião.

Este trabalho foi agora publicado na Revista PlosOne com a a seguinte referência:

Neandertal Demise: An Archaeological Analysis of the Modern Human Superiority Complex Villa P, Roebroeks W (2014) Neandertal Demise: An Archaeological Analysis of the Modern Human Superiority Complex. PLoS ONE 9(4): e96424. doi: 10.1371/journal.pone.0096424

Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook