A noção generalizada de que os Neandertais eram menos dotados e que sua inteligência era inferior foi um factor decisivo para o seu desaparecimento, por terem que competir com o homem moderno, é uma teoria que está a ser contestada a partir de evidências científicas compiladas por investigadores da Universidade do Colorado Boulder.
![]() |
Os Neandertais não eram inferiores em inteligência aos humanos modernos, afirma um novo estudo publicado na revista PLoS ONE. |
Alguns investigadores têm tentado explicar o seu desaparecimento sugerindo que os recém-chegados homo - sapiens foram superiores aos neandertais em alguns aspectos fundamentais, como a sua capacidade de caçar, comunicar, inovar e adaptar-se a diferentes ambientes.
Agora, uma extensa revisão das investigações realizadas sobre o Neandertal, realizada pelos arqueólogos Paola Villa e Wil Roebroeks, este último arqueólogo da Universidade de Leiden, na Holanda, dizem que as novas evidências não suportam essa opinião.
Este trabalho foi agora publicado na Revista PlosOne com a a seguinte referência:
Neandertal Demise: An Archaeological Analysis of the Modern Human Superiority Complex Villa P, Roebroeks W (2014) Neandertal Demise: An Archaeological Analysis of the Modern Human Superiority Complex. PLoS ONE 9(4): e96424. doi: 10.1371/journal.pone.0096424