Proença-a-Nova: Abertas inscrições para campo arqueológico internacional

Encontram-se abertas inscrições para o segundo Campo Arqueológico Internacional de Proença-a-Nova, que vai decorrer entre 3 e 30 de agosto, com participantes de todo o mundo. O período será dividido em dois turnos – de 3 a 17 e de 17 a 30 de agosto – com 20 elementos cada.

Foto: Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Podem participar maiores de 18 anos, embora no caso de jovens residentes no concelho sejam aceites, excecionalmente, maiores de 16.

O público interessado deve apresentar a candidatura até 31 de maio, preenchendo a ficha disponível online ou diretamente na receção dos Paços do Concelho. As inscrições ou pedidos adicionais de informações deverão ser feitas pelo e-mail geral@cm-proencanova.pt.

Os trabalhos vão ser dinamizados pela Associação de Estudos do Alto Tejo, em parceria com o Município, sendo a equipa de campo acompanhada por uma direção científica constituída por cinco arqueólogos.

Os trabalhos irão prosseguir as escavações iniciadas, no verão passado, numa mamoa com cerca de 40 metros de diâmetro e quase quatro de altura, considerada uma das maiores do distrito. A intervenção revelou já alguns objetos que testemunham a ocupação milenar do território, mas só este ano será possível confirmar até que ponto a área de colocação de peças foi preservada ao longo do tempo. Além das escavações, que se realizam durante a manhã para evitar as horas de maior calor, o programa contempla visitas culturais e tertúlias também abertas ao público em geral.


Segundo o comunicado enviado à nossa redação, o concelho de Proença-a-Nova parece corresponder a uma das mais densas manchas de sepulturas megalíticas do distrito, mas após o levantamento das estruturas nunca tinha sido aprofundado o estudo sobre as características e artefactos. A execução dos trabalhos está aprovada pela Direção Regional de Cultura do Centro.

Fonte: Câmara Municipal de Proença-a-Nova
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook