Apresentados 4 novos livros do Campo Arqueológico de Mértola

Foram apresentados no Museu Nacional de Arqueologia, no sábado, dia 21 de Junho, quatro novas obras que mostram a investigação que a equipa do Campo Arqueológico de Mértola vem produzindo há várias décadas naquele concelho alentejano.

António Carvalho, Director do Museu Nacional de arqueologia, agradeceu a escolha daquela instituição para o lançamento das novas obras e realçou a importância da colaboração que tem havido com o Campo Arqueológico de Mértola. Agradeceu a presença da assistência na pessoa do professor Borges Coelho, ilustre investigador que não quis deixar de estar presente no evento.

Cláudio Torres fez uma apresentação dos trabalhos desenvolvido nos últimos tempos em Mértola e falou nos actuais projectos que decorrem naquela vila bem como a colaboração existente entre várias Universidades Portuguesas, Espanholas, Marroquinas e Argelinas, no âmbito da investigação histórica e arqueológica dos povos mediterrâneos.

Vergílio Lopes apresentou os livros “Casa Romana. Museu de Mértola” e o “Arrabalde Ribeirinho. Museu de Mértola”, enquanto Nádia Torres fez o lançamento de “Mértola nos nossos cadernos”, uma colectânea de desenhos recolhidos ao longo dos anos naquela vila. A Susana Gómez Martínez coube a apresentação da “Carta Arqueológica do Concelho de Mértola”, obra coordenada por Maria de Fátima Palma, que devido a problemas de saúde não pode estar presente.

Com os seus 36 anos, o Campo Arqueológico de Mértola é uma referência internacional que vem estudando o concelho de Mértola e regularmente publicando os resultados obtidos, pondo no mapa mundial aquela vila, que foi um importante porto na antiguidade clássica e tardia mas que se encontrava esquecida no habitual marasmo cultural português.

Fonte: Cyberjornal
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook