Barcelos: Município mostra património em visita noturna à Laje dos Sinais e ao Forno dos Mouros

A Câmara Municipal de Barcelos promove no próximo sábado, 21 de junho, a partir das 21h30, uma visita noturna à Laje dos Sinais (freguesia de Carvalhas) e ao Forno dos Mouros (freguesia de Chorente).


A iniciativa insere-se na estratégia de divulgação do património cultural concelhio, proporcionando visitas a sítios e monumentos que estão normalmente distantes das pessoas.

A caminhada, com início nas Carvalhas, tem um percurso de cerca de quatro quilómetros e será acompanhada pelo técnico do Gabinete de Arqueologia que fará a interpretação daqueles monumentos.

Esta será uma excelente oportunidade para observar as gravuras da Laje dos Sinais, mais percetíveis através da iluminação artificial instalada propositadamente no local para esse efeito.

A Laje dos Sinais é um sítio arqueológico notável do norte de Portugal, conhecido desde os finais do século XIX. É um painel quase inteiramente gravado com círculos, meandros e covinhas, pertencente ao chamado ciclo da arte Atlântica, datável entre a Idade do Bronze e a Primeira Idade do Ferro.

A Sociedade Martins Sarmento e o Município de Barcelos promoveram trabalhos de valorização e investigação arqueológica naquele local. O grupo de investigadores, liderados pelos arqueólogos Daniela Cardoso e Gonçalo Cruz, procedeu a trabalhos de investigação noturna com recurso a luz artificial, metodologia que lhes permitiu a deteção de novos motivos gravados na Laje até então impercetíveis, bem como a identificação de uma outra rocha com gravações também ela desconhecida.

O Forno dos Mouros é o nome dado pela população a um balneário da Idade do Ferro, situado na parte ocidental do Monte da Saia, ao lado da Fonte do Pegarinho. A concentração para a visita será feita junto à sede da Junta de Freguesia das Carvalhas (GPS 41° 28.265'N / 8° 35.756'W).

A actividade tem participação livre e é destinada a maiores de dez anos. Os participantes deverão munir-se de lanterna para poderem iluminar o percurso na volta e vestir roupa adequada para fazer face à descida de temperaturas normalmente verificada ao início de noite.

Fonte: Correio do Minho
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook