Descobertas calças com 3000 anos de existência

Uma equipa de arqueólogos descobriu na China o par de calças mais antigo do mundo. De acordo com as investigações já feitas, estima-se que estas calças tenham entre 3000 e 3300 anos.

A descoberta foi feita durante as escavações que estavam a ser feitas num túmulo em Yanghai, na bacia do Tarim, no Oeste da China. Segundo a equipa liderada por Ulrike Beck e Mayke Wagner, do Instituto Alemão de Arqueologia, em Berlim, as calças são feitas de lã, num formato muito semelhante aos que hoje se usam para fazer equitação.

Para lá do achado destas calças, os arqueólogos encontraram ainda restos mortais de dois homens. Ulrike Beck acredita que se tratavam de dois pastores nómadas. Além das calças, no túmulo foram ainda achados vários objetos de couro e metal, um sinal de que estes pastores seriam também guerreiros.




A descoberta vem corroborar trabalho feitos por outros investigadores que sugeriam que estes pastores nómadas,oriundos da Ásia Central, terão inventado as calças para protegerem o corpo dos rigores do frio e, ao mesmo tempo, para terem maior liberdade de movimentos durante as deslocações que faziam a cavalo.

Fonte: Diário de Notícias
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook