DRCN investe 450 mil euros na Catedral de Lamego

Amanhã, dia 28 de Junho, pelas 10h00, no Museu Diocesano de Lamego, terá lugar a sessão de apresentação da intervenção a realizar na Catedral de Lamego, orçada em cerca de 450 mil euros, no âmbito do Projeto "Rota das Catedrais".

Foto: João Almeida - Olhares
A sessão será presidida pelo Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, e contará com a presença do Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, do Presidente da Fábrica da Igreja Paroquial da Sé (Lamego), Cónego José Ferreira, e do Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes.

Construída a partir da segunda metade do século XII, a Sé de Lamego é uma das catedrais mais antigas e emblemáticas do panorama historiográfico e artístico português.

A Direção Regional de Cultura do Norte pretende agora levar a cabo uma intervenção estruturada, de forma a preservar e salvaguardar o valioso património arquitetónico ali existente, fruto dos seus oito séculos de história.

Com a reformulação da Casa do Cabido inicia-se a intervenção programada; nesta fase - a par de ações de conservação e restauro de carácter prioritário - será criado um espaço de acolhimento e informação aos visitantes e melhoradas as condições de segurança, uso e acesso ao monumento.

O projeto Rota das Catedrais no Norte prevê um investimento global na ordem dos 4,5 Milhões de Euros, e está a ser promovido, nas Sés e Catedrais do Norte de Portugal, pela Direção Regional de Cultura do Norte (entidade coordenadora) e pelos diversos Cabidos e respectivas Fábricas da Igreja, no âmbito de um acordo estabelecido, em 2009, entre o Estado Português e a Igreja Católica.

Este programa conta com o apoio financeiro do Estado Português, de Instituições da Igreja, de Autarquias Locais e do ON2 do QREN, Fundo de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

Fonte:  Direção Regional de Cultura do Norte
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook