Percurso Passos Contados 'Dietas alimentares antigas no Algarve a partir da Arqueologia'

Continua em Junho, no dia 15, Domingo, a 8ª edição do ciclo de passeios pedestres de interpretação da paisagem “Passos Contados”, com o percurso " Dietas alimentares antigas no Algarve a partir da arqueologia". Com a arqueóloga Maria João Valente 15 Junho (Domingo) Ponto de encontro: 9.30 em Cacela Velha.


A evolução da espécie e da cultura humana dependeu também, e muito, da alimentação que temos tido ao longo da nossa existência. Os nossos alimentos à base de carne têm sido, aliás, muitíssimo variados como consequência das diferentes disponibilidades ecológicas, das capacidades tecnológicas e das próprias tradições.

Neste passeio pelos arredores de Cacela propomos uma viagem ao passado através da alimentação. Falaremos dos tempos dos caçadores de animais selvagens, da importante transformação alimentar causada pela domesticação do gado e pelo melhoramento de espécies, e da forma como as crenças e os costumes marcaram os gostos humanos. Uma série de retratos — do longínquo Paleolítico à Idade Média — centrados na região algarvia, hoje possíveis graças a uma disciplina chamada zooarqueologia.

Este percurso pelo campo conta com a companhia da arqueóloga Maria João Valente, professora na Universidade do Algarve, especialista em zooarqueologia e em dietas humanas do passado. Esperam-se muitas perguntas e boa disposição. E quem têm alguns ossinhos de animais em casa, pode sempre trazê-los para identificação…

Passos Contados… porque os caminhos, os lugares, as pessoas contam estórias. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António propõe este ano novas experiências de interpretação e descodificação das paisagens culturais e naturais do sotavento algarvio. Nesta oitava edição iremos ouvir e observar pássaros do campo e da ria (Março); descobrir as plantas e os seus antigos usos na medicina e alimentação (Abril); aprender a fazer brinquedos em cana e outros materiais vegetais (Maio); conhecer as dietas alimentares antigas no Algarve a partir do registo arqueológico (Junho); procurar camaleões e outros habitantes nocturnos na envolvente de Cacela Velha (Julho); observar à noite estrelas e constelações e descobrir a sua importância na navegação marítima (Agosto); conhecer as paisagens antigas em Cacela a partir de afloramentos, rochas e fósseis (Setembro); terminaremos em Outubro com um percurso sobre a habitação e usos do território no Algarve Rural, ontem e hoje.

Informações
Os percursos realizam-se aos Sábados e Domingos, entre Abril e Outubro.
Pontos de encontro no CIIPC (antiga escola primária) em Santa Rita, na cisterna de Cacela Velha, ou em Vila Real de Santo António na Praça Marquês de Pombal, consoante o percurso.

Para os passeios diurnos deverá trazer merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protector solar. Para os percursos nocturnos deverá trazer roupa quente, calçado confortável e lanterna.

A organização reserva-se o direito de anular a realização de percursos caso se verifiquem condições climatéricas adversas.

Inscrições
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
Tel./ Fax: 281 952600 | ciipcacela@gmail.com | http://ciipcacela.wordpress.com
As participações são limitadas. Inscreva-se com antecedência, deixando o seu nome e contacto.
Valor de inscrição – 3€

Organização
Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Fonte: CIIPC
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook