Sítio arqueológico do Neolítico é encontrado nas Ilhas Curilas

Arqueólogos russos anunciaram a descoberta de um grupo de habitações humanas do período Neolítico na ilha de Iturup.

A cidade teria, segundo as conclusões dos especialistas, entre 6 e 7 mil anos. Anteriormente já se tinham achado estações dos antigos habitantes das Curilas, mas é a primeira vez que um povoado destas dimensões é encontrado. O complexo apresenta mais de 100 casas de diferentes tamanhos, algumas das quais podiam abrigar todo um clã familiar.

Além das suas dimensões únicas, a cidade neolítica também surpreendeu os arqueólogos pelo seu estado de conservação. O sítio não se encontra à beira-mar, onde as pessoas normalmente se fixavam, mas em um vale, o que a salvou da erosão do tempo. Na costa, os ventos fortes e a água destruíam inevitavelmente as construções, de modo que ali só se costuma encontrar antigas lareiras e objetos usados no dia a dia ou em sepultamentos.

Na última descoberta dos arqueólogos russos, porém, foram encontradas paredes inteiras de madeira de cabanas quadrangulares ou hexagonais enterradas no solo, segundo explicou à Voz da Rússia o historiador Alexander Vasilevsky.

O estudioso afirma que sua equipe inspecionou mais de uma centena das antigas habitações, e que a maior parte delas não foi danificada. Os contornos das casas estão bem visíveis e as maiores entre elas chegam a ter 18 metros quadrados. Além dos espaços habitáveis, algumas têm câmaras especiais, provavelmente com funções de apoio.

Segundo os arqueólogos, nas Curilas viveram as tribos mais diversas ao longo do tempo: migrantes do sul do Pacífico, da bacia do Baixo Amur e da ilha de Sacalina, bem como os antepassados de muitos povos do Extremo Oriente.

Fonte: Diário da Rússia
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook