Afinal os Neandertais não comiam apenas carne

´Dados de análises a resíduos fecais, obtidos num local no sul de Espanha conhecido por ocupação de Neandertais há 50 mil anos, revelam que os Neandertais não eram apenas carnívoros e que a sua dieta podia ser composta também por tubérculos, bagas e nozes.


Os Neandertais estão descritos na literatura científica como uma espécie do género Homo e que terá vivido há 300 mil a 29 mil anos, tendo mesmo coexistido com o Homo Sapiens. Até agora pensava-se que esta espécie era cem por cento carnívora.

Agora um estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, e da Universidade La Laguna, em Espanha, e publicado na revista científica PLoS ONE apresenta dados de análises a fezes de Neandertais que indiciam a presença de vegetais na dieta dos mesmos.

As amostras das fezes foram recolhidas em El Salt, em Alicante, no sul de Espanha, um local conhecido pela ocupação de Neandertais, e foram submetidas a várias análises para determinar versões metabolizadas de colesterol derivado de animal e de fitosterol, um composto semelhante ao colesterol mas derivado de plantas.

Com base em diferentes amostras de solo obtidas a partir de diferentes camadas, em laboratório os cientistas reduziram as amostras de terra a pó e submeteram-nas a vários solventes para extrair a matéria orgânica do sedimento.

Após demonstrarem que as fezes tinham origem humana, os cientistas usaram técnicas geoquímicas para determinar proporções de coprostanol (um composto derivado de animal) e de 5B-estigmastanol (uma substância derivada da quebra do fitosterol que tem origem em plantas).

Os resultados do estudo revelam que todas as amostras continham principalmente coprostanol o que evidencia uma dieta rica em carne, mas que duas amostras específicas apresentaram também biomarcadores de plantas, o que de acordo com os cientistas pode indiciar uma ingestão significativa de vegetais.

Roger Summons, Professor de geobiologia no Departamento de Ciências da Terra, Atmosférica e Planetária do MIT explica, citado em comunicado do MIT, que «é importante perceber todos os aspetos de por que é que a humanidade dominou o planeta da forma que o fez», já que muito disso «teve a ver com um melhoramento da nutrição ao longo do tempo».

Os cientistas revelam que com base nestes dados, pela primeira vez fica demonstrado que apesar dos Neandertais terem uma dieta composta principalmente à base de carne, também incluíam com regularidade na dieta plantas como tubérculos, bagas e nozes.

«Acreditamos que os Neandertais provavelmente comiam o que estava disponível em diferentes situações, estações e climas», afirma Ainara Sistiaga, da Universidade La Laguna.

Os cientistas planeiam agora vir a utilizar as mesmas técnicas de análise em amostras de solo de Olduvai Gorge, na Tanzânia, um local com 1,8 milhões de anos, onde foram descobertas as primeiras evidências da presença de humanos.

«Até agora, as pessoas têm realizado análises de resíduos em potes, ferramentas e outros objetos, mas 90% da arqueologia é sedimento. Estamos a abrir uma nova janela para a informação que está fechada no solo e sedimento paleolítico», afirma a investigadora Ainara Sistiaga.

Fonte: TV Ciência
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook