Arqueologia do Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide

Começam no próximo mês de Agosto os trabalhos para o Projeto de Investigação Plurianual em Arqueologia Povoamento rural alto-medieval no território de Castelo de Vide, dirigido pela investigadora Sara Prata do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa.

Foto: Pesquisa google
O projeto decorrerá entre 2014 e 2017 e irá estudar os modos de vida das comunidades camponesas no território castelo-vidense entre os séculos V e XII.

A equipa conta com investigadores do Instituto de Estudos Medievais: Tiago Pereira, Tiago Ramos, Sílvia Casimiro e também com arqueólogos de outras instituições, Fabián Cuesta-Gómez (Universidade de Salamanca), Carlos Duarte Simões (Universidade da Cantábria) e Martina Monteiro (Universidade Nova de Lisboa). A formação de base de todos os investigadores é a História e a Arqueologia havendo também especialistas nas áreas de Antropologia, Zooarqueologia, Arqueometalurgia e Geoarqueologia.

O plano de trabalhos previsto foi já aprovado pela Direção Geral do Património Cultural e assenta na conjugação de quatro tarefas fundamentais: a prospeção arqueológica; a análise espacial com Sistemas de Informação Geográfica; a escavação arqueológica e o estudo da componente arte factual. Os trabalhos serão levados a cabo pela equipa de investigação contando com uma forte colaboração dos Técnicos da Secção de Arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide e prevendo ainda a formação de alunos universitários de Arqueologia.

O projeto conta ainda com a consultadoria científica de Catarina Tente (Instituto de Estudos Medievais) e de Iñaki Martín Viso (Universidade de Salamanca). A vasta experiência de ambos investigadores em contextos análogos ao que se pretende trabalhar em Castelo de Vide constituirá uma mais-valia não só para o desenvolvimento dos trabalhos mas ainda na leitura dos dados obtidos neste território a uma escala mais abrangente, contribuindo este projeto para resolver as problemáticas que rodeiam o período alto-medieval a nível peninsular.

Ainda que com uma forte componente de investigação científica, este projeto pretende insistir também no retorno social imediato, dando a conhecer os trabalhos desenvolvidos e os resultados obtidos através de exposições, visitas, palestras e outras iniciativas que contribuam para o melhor conhecimento e valorização do património arqueológico de Castelo de Vide pelos seus habitantes e visitantes.

Tendo como instituição de acolhimento o Instituo de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa, o projeto conta ainda com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide, no âmbito do protocolo de cooperação científica estabelecido entre estas instituições no passado mês de Abril.

Entre os dias 11 e 29 de agosto realizar-se-á a primeira escavação arqueológica no sítio da Tapada das Guaritas (São João Batista). Esta intervenção contará com a participação dos membros do projeto de investigação, dos técnicos da Secção de Arqueologia e ainda alunos em formação da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade Autónoma de Madrid e da Universidade Complutense de Madrid.

Fonte: Tudobem (Informação Regional) »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook