Arqueólogos promovem visita a “monte com mais de 2500 anos” perto de Almodôvar

As escavações em curso na Portela da Arca, um sítio arqueológico da Idade do Ferro, com cerca de 2400 anos, situado perto de Gomes Aires (Almodôvar), vão poder ser visitadas na sexta-feira, 25 de julho, às 18h00.

O ponto de encontro para quem quiser visitar este «monte com mais de 2500 anos» será a Escola Primária de Gomes Aires.

Este sítio arqueológico, encontrado em 2009 pelos arqueólogos Pedro Barros e Samuel Melro, no âmbito dos trabalhos de campo do Projeto Estela, que investiga sobretudo as estelas epigrafadas com a Escrita do Sudoeste.

O “monte” de Portela da Arca inscreve-se num mundo rural que partilha as influências mediterrânicas que operaram significativas alterações culturais nesta época e a que a escrita do Sudoeste é um corolário e reflexo.

Os dados agora existentes apontam que a última ocupação do sítio, em torno do séc. V/IV a.C., estará associada às comunidades que reutilizam as estelas nas suas necrópoles.

A cumeada da Portela da Arca onde se ergueu este povoado rural há cerca de 2400 a 2500 anos situa-se numa zona pobre em termos agrícolas, de solos xistosos. Nesses tempos, porém, o que agora é terra seca coberta por restolho e alguns sobreiros dispersos, seria um bosque denso, certamente com caça abundante e outros recursos.


Tanto a visita às escavações da Portela da Arca, como às das Mesas do Castelinho (dia 26), são grátis e não requerem inscrição.

Contam com o apoio e organização da Câmara Municipal de Almodôvar, da União de Freguesias de Santa Clara-a-Nova e Gomes Aires, da UNIARQ (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e, na visita às Mesas do Castelinho, da Direção Regional de Cultura do Alentejo.

Fonte: Sul Informação »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook