Cálculo dental fornece novos dados sobre a dieta dos nossos antepassados pré-históricos

Um novo estudo forneceu novos dados sobre a dieta alimentar dos nossos antepassados pré-históricos, que parecem ter um conhecimento completo da utilização e de formas de consumo e processamento de plantas muito antes do desenvolvimento da agricultura, refere um novo estudo da autoria de Stephen Buckley, da Universidade de York, publicado a 16 de Julho de 2014 na revista de acesso livre PLoS ONE.

Donatella Usai/Centro Studi Sudanesi and Sub-Sahariani (CSSeS)
As evidências arqueológicas de consumo de plantas antes da prática da agricultura são difíceis de encontrar, embora este conhecimento seja importante para compreender o quanto as pessoas pré-históricas sabiam sobre a sua ecologia e sobre as potenciais propriedades terapêuticas das plantas.


Os investigadores examinaram o cálculo dental de 14 pessoas enterradas no Al Khiday, um sítio arqueológico perto do Rio Nilo, no Sudão central. Os esqueletos datam de cerca de 6700 aC, num período em que os povos pré-históricos praticam em exclusivo a caça e a recolação.

Os autores analisaram quimicamente amostras de cálculo dentário de 14 indivíduos em três períodos diferentes e descobriram que os seres humanos ingeriam a Cyperus rotundus há pelo menos 7.000 anos.

A Cyperus rotundus, mais conhecida como tiririca, ou junça, é uma planta pequena, de rápido desenvolvimento, pertencente à família Cyperaceae, e ao género Cyperus. Produz pequenos tubérculos de alto poder regenerativo (um único tubérculo cortado pode dar origem a várias plantas) ricos em fitormónios, sendo classificada actualmente como uma erva daninha de difícil controle no campo, quer seja por controle mecânico (capinas) ou mesmo por herbicidas.


Contudo, a tiririca é uma boa fonte de carboidratos com potenciais qualidades medicinais e aromáticas. De acordo com os autores, a investigação sugere que os povos pré-históricos que viveram no Sudão Central podem ter entendido as potencialidades e qualidades nutricionais e medicinais da tiririca, bem como de outras plantas que utilizaram quotidianamente.

A autora principal do estudo, Karen Hardy, referiu que "através do material extraído nas amostras do antigo cálculo dentário, descobrimos o valor da tiririca sendo um alimento consumido com regularidade e, possivelmente, as suas qualidades medicinais eram bem conhecidas". A investigadora também acrescentou que "essas pessoas comeram várias outras plantas, o que prova que o povo pré-histórico tinha uma compreensão detalhada das plantas muito antes do desenvolvimento da agricultura".

Referência: Buckley S, Usai D, Jakob T, Radini A, Hardy K (2014) Dental Calculus Reveals Unique Insights into Food Items, Cooking and Plant Processing in Prehistoric Central Sudan. PLoS ONE 9(7): e100808. doi:10.1371/journal.pone.0100808
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook