Descobertos canhões e âncora no fundo do mar em Carcavelos

Investigadores da Câmara de Cascais e da Universidade Nova encontraram quatro canhões e uma âncora afundados em Carcavelos, no âmbito de uma campanha para a Carta Arqueológica Subaquática da Região, avança o Diário de Notícias.

Carcavelos
Uma equipa coordenada pelo arqueólogo subaquático António Fialho, da Câmara Municipal de Cascais, descobriu ao largo de Carcavelos quatro canhões e uma âncora dos séculos XVI, ou XVII, segundo o Diário de Notícias.

No fundo do mar também já se encontraram restos de barcos e das suas cargas. Desde pedaços de ferros, canhões, âncoras, pratos, madeirames a almofarizes, que se afundaram ao longo dos séculos.

Não se sabe ao certo se alguns destes objetos foram retirados dos navios por necessidade, ou por excesso de carga.

O achado foi feito no âmbito da campanha para a elaboração da Carta Arqueológica Subaquática de Cascais, que a autarquia está a desenvolver desde 2009, entre São Julião da Barra e o Cabo da Roca.

“Já sabíamos, das campanhas anteriores e de informações que nos chegam de pessoas que mergulham nesta zona, que existem nesta zona de Carcavelos vários canhões antigos afundados”, disse António Fialho.


A seis metros de profundidade e uns 300 da praia, os objetos foram referenciados na sua localização exata, através de um mapa que permite visualizar os achados.

“Foi o resultado de um naufrágio ou de vários? Ou aquela era uma zona em que, por qualquer motivo os navios alijavam canhões?”, é isto que os investigadores pretendem descobrir.

Fonte: Notícias ao Minuto »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook