Exposição de peças inéditas ilustra relação histórica entre Mértola eo Guadiana

Peças inéditas que ilustram a relação histórica entre Mértola e o rio Guadiana vão ser apresentadas, a partir de sábado, na primeira mostra da nova sala de exposições temporárias do castelo daquela vila do Baixo Alentejo.

Foto: Wikipédia
A exposição "No extremo do al-Ândalus. Mértola e o Guadiana", da autoria da investigadora e arqueóloga Susana Gómez Martínez e organizada pelo Campo Arqueológico e pela Câmara de Mértola, é inaugurada na sexta-feira às 18:00 e vai estar patente ao público a partir de sábado e até ao dia 28 de setembro.

Segundo o Campo Arqueológico de Mértola, a exposição é composta por peças inéditas, de todas as épocas, do espólio do Museu de Mértola, as quais ilustram a "relação histórica entre a vila e o seu rio".


A exposição, pela sua vocação itinerante, foi pensada para ser exibida em outras localidades de Portugal e Espanha, sobretudo nas situadas nas margens do rio Guadiana, e as legendas e os textos explicativos das peças estão em português, espanhol e inglês.

Após a cerimónia de inauguração, Susana Gómez Martínez fará uma visita guiada e apresentará o catálogo da exposição, que inclui um documentário com o mesmo título da mostra e que foi realizado por Germano Vaz.

A exposição "No extremo do al-Ândalus. Mértola e o Guadiana" é a primeira a estar patente ao público na nova sala de exposições temporárias do castelo de Mértola, que foi criada no âmbito do projeto de musealização do interior do monumento.

Segundo o município, o projeto, que implicou um investimento de 382 mil euros, permitiu também valorizar as acessibilidades, a proteção e a consolidação do interior do castelo e instalar, nas duas salas da torre de menagem, uma exposição sobre a história do monumento e a Ordem de Santiago, que teve a sua primeira sede nacional na vila.

Fonte: Lusa
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook