Póvoa de Lanhoso: Câmara Municipal prepara intervenção arqueológica na villa romana de Via Cova

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, em agosto, uma intervenção arqueológica na villa romana de Via Cova, na freguesia de Lanhoso.

Trata-se de um espaço arqueológico que não é intervencionado nem valorizado desde 1990. Este projeto, que será realizado com o apoio de voluntários, conta com a colaboração da Junta de Freguesia de Lanhoso.

O objetivo passa por criar condições para que as ruínas da villa, descobertas em 1990, possam ser convenientemente interpretadas e posteriormente musealizadas, garantindo a fruição pública por parte da comunidade escolar em particular e do público em geral.

Os trabalhos arqueológicos deverão ser iniciados no dia 4 de agosto de 2014, e estarão concluídos em finais do mesmo mês. Irão decorrer entre as 8h00 e as 13h00.

Este sítio arqueológico reveste-se de significativa importância para o estudo do espaço rural em torno de Bracara Augusta, em época romana. As villas romanas estão associadas à exploração agrícola, sendo uma grande propriedade rural, cujas edificações formavam o centro da propriedade do patrício (senhor da aristocracia romana, com grandes privilégios). Seria através de mão-de-obra escravizada que estas propriedades garantiam a sua subsistência.

Esta escavação reveste-se de significativa importância para a valorização e estudo da presença romana no concelho da Póvoa de Lanhoso. Estes trabalhos arqueológicos só serão dados como concluídos após a devida musealização e interpretação da estrutura, passando a dispor o nosso território, desta forma, de mais um recurso patrimonial.

Pretende-se, por isso, valorizar o património arqueológico concelhio, enquanto fonte de conhecimento dos nossos antepassados; valorizar as ruínas romanas, tendo em conta a carência de sítios visitáveis atribuíveis a este período cronológico; integrar este local em roteiros turísticos; incluir este local nos planos educativos; e disponibilizar a história deste sítio no site da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso.

Fonte: Câmara Municipal de Póvoa do Lanhoso
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook