Projeto fará escavações no Engenho do Murutucu, em Belém

Projeto fará escavações no Engenho do Murutucu, em Belém Atividade é uma disciplina prática do curso de Antropologia da UFPA. Escavações ocorrem no período de 7 a 30 de julho.

Foto: Cristino Martins/ Amazônia Jornal via G1
Alunos graduação e pós-graduação em Antropologia e áreas afins da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenados pelo professor doutor Diogo Costa vão realizar no período de 7 a 30 de julho uma escavação nos ruínas do Murutucu, em Belém.

O Projeto Sítio-Escola Engenho do Murutucu: uma Arqueologia dos Subalternos, tem o objetivo de estabelecer um programa de investigação científica em Arqueologia histórica, por meio da pesquisa de longa duração dos remanescentes materiais no sítio.

Dentre esse material, encontram-se: louças (faianças simples, faiança fina, grés e porcelana); vidros (de garrafas principalmente); metal (de construção, de armaria); e cerâmicas (vasilhas, vasos). “O objetivo é tornar possível o estudo dos espaços e vestígios da vivência dos diferentes grupos que compunham o cotidiano do Engenho do Murutucu.

Para isso, são realizadas pesquisas arqueológico-históricas nos locais de moradia e trabalho, assim como o estudo dos remanescentes da cultura material relacionados direta ou indiretamente a esses diversos grupos”, explica o professor.

Antes das escavações houve um treinamento no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UFPA. “As atividades práticas da Arqueologia histórica tanto em gabinete como em campo e em laboratório são ações fundamentais para o treinamento e a especialização de alunos nesta área da Amazônia. E, no caso do sítio Murutucu, a exploração científica está associada com a instalação de um sítio-escola no local, que é a primeira etapa para um plano de gestão mais completo na área”, afirma o professor.

Fonte: G1
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook