Registos pré-históricos coexistiram com a escrita

Investigadores descobriram na Turquia símbolos de argila que serviam de registo de gado e de cereais e que são muito posteriores ao surgimento da escrita cuneiforme.

Foto: Diário de Notícias
São pequenos pedaços de argila moldados como pequenas esferas, pirâmides, cilindros, cones ou simples rodelas e poderiam parecer insignificantes ao olhar mais apressado. Os arqueólogos, no entanto, conhecem-nos desde a década de 1960 como símbolos, ou pequenas "fichas", de registo e contagem de bens, como cabeças de gado, ou porções de cereais.

Até ao surgimento dos primeiros registos escritos em placas de argila - a escrita cuneiforme, que foi criada na Mesopotâmia há cerca de 6500 anos - esta era a forma como os povos de entre Tigre e Eufrates, e região envolvente, faziam as suas contas. Mas, ao contrário do que se supunha até agora, a escrita cuneiforme não substituiu logo as contas de argila. Pelo contrário, os dois tipos de registo ainda fizeram parte do quotidiano dos povos da região pelo menos durante mais dois mil anos.

A conclusão é de um grupo internacional de arqueólogos que descobriu num sítio arqueológico da Turquia mais de três centenas daquelas contas de barro com apenas três mil anos. Os investigadores publicam hoje os resultados da sua investigação no Cambridge Archaeological Journal.

Fonte: Diário de Notícias
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook