Câmara da Mêda lançou concurso público para construção do Museu de Arqueologia

A Câmara Municipal de Mêda lançou, no dia 28 de Agosto, o concurso público para a empreitada de construção do Museu de Arqueologia de Mêda, no valor base de 638.872.86 euros.

Mêda - Foto Wikipédia
De acordo com a publicação em Diário da República, o concurso destina-se à construção de um edifício para a instalação de um Museu de Arqueologia, incluindo trabalhos de demolição, estruturas, alvenarias, pinturas e revestimentos, carpintarias, redes de águas e instalações electromecânicas.

O prazo para apresentação das propostas ou das versões iniciais das propostas sempre que se trate de um sistema de aquisição dinâmico é de 21 dias a contar da data de publicação do anúncio. De acordo com o concurso, a adjudicação da empreitada terá em conta a proposta economicamente mais vantajosa.

O presidente da Câmara Municipal de Mêda, Anselmo Sousa, disse recentemente que com o projecto do Museu de Arqueologia a autarquia pretende captar turistas para a sede do concelho e divulgar o património histórico e arqueológico municipal.

O espaço museológico está projectado para a antiga casa dos magistrados, localizada na avenida principal, que se encontra actualmente em ruínas. “Sendo o turismo, cada vez mais um importante pilar na economia, existe a necessidade de se apostar no património e no turismo.

O nosso concelho é rico em património e a criação do Museu de Arqueologia será uma mais-valia e uma forma de atrairmos mais turistas. Muita gente visita a aldeia histórica de Marialva e a localidade de Longroiva, mas não se desloca à sede de concelho por não existirem atractivos turísticos, situação que seria ultrapassada com a criação de um espaço museológico”, segundo a autarquia.

O futuro Museu de Arqueologia apostará nas novas tecnologias e dará ao visitante a possibilidade de, a partir da cidade sede de concelho, visualizar todo o valiosíssimo património existente no território do Município. Para além do património histórico existente nas aldeias de Marialva e de Longroiva, o concelho também possui dois Centros Arqueológicos de grande interesse: um em Vale de Mouro, Freguesia de Coriscada, e outro no Castro de São Jurge, próximo da barragem de Ranhados, que já foram submetidos a escavações arqueológicas patrocinadas pela Câmara Municipal.

No Castro de São Jurge, os arqueólogos encontraram um santuário rupestre datado do terceiro ou quarto milénio a.C. (antes de Cristo), num local onde também terá existido uma igreja medieval. Em Vale do Mouro, Coriscada, localiza-se uma aldeia romana onde foram descobertas diversas áreas revestidas com mosaico policromado idêntico ao de Conímbriga, o que revela a importância do sítio romano.

Fonte: Jornal A Guarda »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook