Nova descoberta arqueológica em Carregal do Sal

Foi descoberto mais um achado arqueológico no Concelho de Carregal do Sal. Após a indicação por parte de um munícipe, o arqueólogo da Câmara deslocou-se ao local – sito nas Barcas, em Oliveira do Conde, e confirmou tratar-se de mais um testemunho arqueológico de outrora e que terá sido a – antiga ponte sobre o Rio Mondego.

Após competente investigação, Evaristo Pinto, arqueólogo da Autarquia, avança com a nova descoberta afirmando que “não poderá deixar de ser considerara a hipótese de se estar perante o que resta de uma das importantes travessias que ligava o território da Civitas de Viseu ao território da Civitas de Bobadela. Cf. (Alarcão,J.1988) e, cujo troço, referido por vários investigadores, passaria pelo actual território do concelho de Carregal do Sal. (vide Roteiro Arqueológico do Concelho de Carregal do Sal, 2005, pp. 38-51.” Um achado que faria a ligação ao que é hoje o atual território do Município de Carregal do Sal ao de Oliveira do Hospital.

Com a confirmação dos vestígios de três estruturas visíveis (…), tudo indica estarmos perante as bases (alicerces) de suporte de dois arcos de uma antiga ponte, provavelmente da época romana que vem enriquecer ainda mais o espólio arqueológico e patrimonial do Concelho de Carregal do Sal.

Fonte: Câmara Municipal de Carregal do Sal »»
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook