![]() |
![]() |
De acordo com o anúncio da adjudicação, por ajuste direto, hoje consultado pela agência Lusa, a empreitada tem um custo estimado de 148.899.92 euros e um prazo de execução de três meses e 28 dias.
Em causa está o Castro do Vieito, uma jazida arqueológica, da Idade do Ferro situada na margem direita do rio Lima, na freguesia de Perre, incluído no Plano Diretor Municipal (PDM) com a respetiva área de proteção.
A intervenção foi despoletada na sequência dos trabalhos de construção do traçado do IC 1 (atual A28) entre Viana do Castelo e Caminha.
As escavações arqueológicas ao povoado, que visavam aferir da sua importância, não implicaram a suspensão da construção daquela obra apesar de estar localizado mesmo no centro do traçado da via rápida.
Durante a investigação, que decorreu entre junho de 2004 e julho de 2005, dirigida por António José Marques da Silva foram recuperadas cerca de 14 toneladas de cerâmica e mais de 1.000 artefactos.
Na altura o autarca acrescentou que o projeto científico prevê ainda a formalização de uma parceria entre Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de Perre, e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Fonte: Agência Lusa