Realizou-se entre 1 e 5 de outubro a segunda campanha arqueológica no sítio de arte rupestre de Obsedo, situado na freguesia de Campo, em plena serra do Gerês. Este revela-se como o arqueossítio, até hoje conhecido, pertencente à tradição de Arte Atlântica Peninsular que se situa à altitude mais elevada, entre os 1330 e os 1340 m.
 |
FOTOGRAFIA: ICNF - Motivo com composição de círculos concêntricos. O resultado mais relevante dos trabalhos de prospecção efectuados foi a identificação de um segundo motivo de círculos concêntricos, que, com os seus 2,30 m de diâmetro, se constitui como o maior do país. |
Os principais objetivos dos trabalhos foram a prospeção de áreas circundantes e o levantamento tridimensional por esterofotogrametria dos painéis, já identificados, gravados com motivos diversos entre os quais se destaca uma composição de círculos concêntricos.
A equipa de campo foi composta por elementos do Departamento de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte e por especialistas ligados ao Centro de Estudos em Arqueologia, Arte e Ciência do Património, que reúne investigadores das Universidades de Coimbra e Porto.
O resultado mais relevante dos trabalhos de prospecção efectuados foi a identificação de um segundo motivo de círculos concêntricos, que, com os seus 2,30 m de diâmetro, se constitui como o maior do país.
A criação deste conjunto artístico da Pré-História Recente poderá relacionar-se com o aproveitamento e exploração sazonal dos recursos naturais do alto da serra, talvez não muito distantes daqueles que, tradicionalmente, as comunidades locais mantiveram até há algumas décadas atrás.
Ler na Fonte:
ICNF »»