Arqueologia traz novas achegas para esclarecer a questão da cronologia do soutien

Até agora nada havia que indicasse a existência de soutiens antes do século XIX. Mas um conjunto de têxteis encontrados num castelo da zona de Tirol vêm provar que já havia no século XV lingerie semelhante à existente nos dias de hoje. 


Esta foi uma descoberta feita por Beatrix Nutz, uma arqueóloga da Universidade de Innsbruck. No decurso de uma reconstrução efetuada no castelo de Lengberg, em Tirol Oriental, Áustria, investigações arqueológicas de várias partes do edifício foram realizadas sob a direção de Harald Stadler (Instituto de Arqueologias da Universidade de Innsbruck).

Durante esta intervenção uma caixa cheia de vestígios orgânicos  foi detectada na ala sul do castelo, no 2º andar. O conteúdo dessa caixa revelou material seco sobreposto em camadas diferentes, entre as quais material orgânico como palha, madeira, couro pertencente a sapatos e têxteis. A história da construção, a investigações sobre técnicas de construção realizados por Martin Mittermaier e Hauser Walter (Landeskonservatorat Tirol), bem como as técnicas de análise arqueológicas sugerem uma datação destes vestígios para o século XV.

A descoberta vem agora colocar em discussão a história do soutien, ou a discussão sobre quando e quem inventou esta peça do vestuário feminino O conjunto de vestígios encontrados consiste em mais de 2.700 fragmentos têxteis individuais. Uma análise inicial do material deu uma riqueza de formas diferentes, incluindo um número de peças quase completamente preservados de vestuário, bem como fragmentos de forro de linho de roupas com vestígios da antiga camada de lã colorida exterior.

Fragmentos de camisas de linho, pregas de gola e mangas são apenas alguns exemplos da indumentária encontrada nesta intervenção arqueológica. As mangas dessas camisas associadas a botões e outros têxteis preservados sugerem que o espólio encontrado pertencia, na sua maioria, a roupa feminina.

De entre esses elementos quatro tecidos de linho lembram os tempos modernos. Dois dos espécimes mais fragmentados parecem ser uma combinação de um soutien e uma curta camisa. Mas de entre o conjunto sobressai uma terceira peça de vestuário que se parece muito com os soutiens modernos, com duas alças largas e uma correia de aparto traseiro.

A descoberta vem agora colocar em discussão a história do soutien, ou a discussão sobre quando e quem  inventou esta peça do vestuário feminino. Existem diferenças consideráveis de opinião quanto a quem 'inventou' o sutiã ou soutien. Entre os possíveis autores é referido o francês Herminie Cadolle e Mary Phelps Jacob que nos finais do século XVIII se destacaram por causa do soutien, sendo a sua patente posteriormente premiada no EUA em 1914.

Até agora não havia nenhum indício material para indicar a existência de soutiens antes do século XIX. As fontes escritas medievais são muito vagas relativamente ao tema de suporte da mama feminina, chegando às vezes a falar em "sacos para os seios" ou "camisas com sacos" . Outras fontes mencionam apenas algumas expressões que os historiadores têm ligado ou relacionado com seios volumosos.

Mas a escavação efetuada no castelo de Lengberg vem trazer nova luz sobre a história do soutien e, pelo menos, situar a sua origem no século XV, já que algumas amostras de fibra de dois soutiens encontrados foram enviados para a ETH (Eidgenössissche Technische Hochschule = Instituto Federal Suíço de Tecnologia), em Zurique, para serem datados por Carbono-14. Todos os resultados confirmaram que a cronologia dos achados se situa no século XV.

Fonte: Universidade de Innsbruck
Print Friendly Version of this pageImprimir artigo Get a PDF version of this webpagePDF

Utlizador

Sobre o utilizador

comments powered by Disqus

últimas 20 notícias

acompanhe - nos pelo facebook